Porto Velho/RO, 29 Março 2024 06:22:50
SAÚDE

Pesquisa liga uso de tintura e alisamento a câncer de mama

Analisando dados de 50 mil mulheres, cientistas notaram risco 9% maior da doença no grupo que fazia uso frequente de tintura

A- A+

Publicado: 06/12/2019 às 15h52min

Uma pesquisa publicada pelo “International Journal of Cancer” alerta que o uso contínuo de produtos químicos no cabelo – como tintas e cremes de alisamento – pode estar relacionado a um risco aumentado para câncer de mama.

O estudo acompanhou informações de cerca de 50 mil mulheres norte-americanas durante oito anos e, ao cruzar dados, revelou que, entre as que usaram tinta de cabelo, o risco de desenvolver a doença foi 9% maior em comparação com as que não usaram. Entre as que usaram alisantes com frequência – intervalos entre cinco e oito semanas, o risco chegou a ser 30% maior. O grupo pesquisado tinha idades entre 35 e 74 anos.

Os autores do trabalho alertam que os produtos químicos para cabelo são capazes de entrar na pele através do couro cabeludo ou serem inalados por meio dos vapores produzidos durante a aplicação. Os pesquisadores, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, sugerem que evitar esses produtos “pode ​​ser mais uma coisa que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de câncer de mama“.

“Observamos um risco aumentado de câncer de mama associado ao uso de químicos para alisamento e tintura, especialmente entre mulheres negras. Estes resultados sugerem que o uso destes produtos podem ter um papel importante no desenvolvimento da doença”, disseram em comunicado.

Os resultados, obviamente, levantaram polêmica mo mercado milionário de cosméticos. Emma Meredith, diretora-geral da Associação de Produtos de Higiene Pessoal e Perfumaria e farmacêutico do Reino Unido, disse: “Embora as novas informações sejam sempre cuidadosamente analisadas pelos cientistas da indústria, reguladores europeus e internacionais e submetidas à revisão por pares, sabemos que seu uso seguro é sustentado por uma riqueza de pesquisas científicas e legislação rigorosa.”

 

Com informações do Daily Mail



Deixe o seu comentário