BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Política &

coluna

Perfil

Publicado: 13/02/2019 às 14h59

Petrobras irá manter contratos de patrocínios ao cinema e teatro

FRASE DO DIA: “A coragem é uma qualidade que costuma faltar exatamente no momento em que os valentes estão mais apavorados.” –..

FRASE DO DIA:

“A coragem é uma qualidade que costuma faltar exatamente no momento em que os valentes estão mais apavorados.” – Jornalista Josias de Souza

1-Arroubo de noviços

Ainda empolgados pelos reclamos ouvidos nas ruas durante a campanha e tocados na alma por um sentimento de que algo precisaria ser feito, 27 senadores novos e velhos, agudos e crônicos assinaram um requerimento para investigar o STF via CPI. E houve quem acreditasse. Demorou só o fim de semana e mirrou. Jereissati, Eduardo Gomes e Kátia Abreu retiraram as assinaturas. “Tá dominado, tá tudo dominado…”   

2-Seleção cultural

A Petrobras anunciou que irá manter contratos de patrocínios ao cinema e teatro mas  apenas para os existentes. O plano da estatal é concentrar sua verba para a educação infantil, ciência e tecnologia. Dois detalhes: os patrocínios ao Teatro Municipal e MAM do Rio e à Orquestra Petrobras Sinfônica permanecerão como se encontram e outros patrocínios à cultura popular em especial àqueles em comunidades próximas às áreas de operação da Petrobras receberão o incentivo estatal. Isso vai dar uma chiadeira…

3-Fechando o cerco

Vem aí uma barafunda internacional com grana grossa. Um projeto de lei 10.431 para bloquear recursos e bens de organizações terroristas mundiais. A proposta decorre de resolução do Conselho de Segurança da ONU e do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (Gafi/Fatf), ligado ao G-20. Para defender a causa, Moro e Guedes. Para confrontar, o PT e com o argumento de que movimentos sociais podem ser enquadrados. Isso vai dar um bafafá medonho.

4-Pagando “gatilhos” com vidas.

A tragédia de Brumadinho teria sido evitada se a Vale tivesse se debruçado sobre um estudo apresentado no ano passado dando ciência de que a barragem tinha risco muito alto de colapso por ruptura da barreira. Por outro lado o Flamengo que lamenta a perda do lucro que teria com seus meninos e a perda de credibilidade não atendeu indicações da Prefeitura e Corpo de Bombeiros que negaram a manutenção daquele fogão usado como alojamento para crianças. É o improviso pago com vidas.

5-Agências de faz de conta

Quando o Brasil iniciou uma série de privatizações na era FHC o governo descobriu que precisava de ferramentas para equilibrar o poder das empresas que iriam atender o público. As agências reguladoras eram soluções testadas no mundo e o caminho foi aberto mas no país do faz de conta, as agências – todas – se transformaram nas atuais agências. Aparelhadas por políticos e desaparelhadas para fiscalização. Uma tragédia.

[email protected]