Porto Velho/RO, 18 Março 2024 18:33:05
PLANTÃO DE POLÍCIA

PF e MPF deflagraram nesta sexta feira “Operação Pudim”

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25/10/19), em parceria com Ministério Publico Federal, a denominada..

A- A+

Publicado: 25/10/2019 às 15h09min

Foto: ilustrativa

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25/10/19), em parceria com Ministério Publico Federal, a denominada “OPERAÇÃO PUDIM” visando dar cumprimento a 15 (quinze) mandados de busca e apreensão, além de 01 (um) mandado de prisão preventiva, já cumprido em 23/10/19, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho/RO.

A investigação visa desarticular uma quadrilha responsável pela exploração ilegal de madeiras na região da “Ponta do Abunã” (distritos de Extrema, Abunã e Nova Califórnia), no município de Porto Velho/RO, com a participação de servidores públicos federais e estaduais que recebiam propina para viabilizar a atividade ilegal.

O trabalho de investigação teve início com a apreensão de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) escondidos nos pertences de servidores do Ibama que realizaram fiscalização na região, em agosto de 2016, e telefones celulares, onde foi identificada a existência de grupos de Whatsapp criados na região para alertar a realização de fiscalização de órgãos ambientais, bem como para arrecadar e efetuar o pagamento de propina a diversos servidores, a fim de possibilitar a continuidade do esquema fraudulento de exploração ilegal de madeira na região.

Identificou-se a existência de dois grupos de aplicativos de mensagens utilizados para viabilizar uma rede de proteção a madeireiros criminosos da região, com a arrecadação mensal de recursos que era repassado ao ex-chefe do escritório da SEDAM em Extrema, além da contribuição eventual, de acordo com a existência ou não de operação de fiscalização na área, o qual seria rateado entre servidores dos órgãos de fiscalização que participavam do esquema criminoso.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa (artigo 2º, caput e §§ da Lei nº 12.850/2013), corrupção ativa e passiva (artigos 333 e 317 do Código Penal) e crimes ambientais (artigos 46, 50-A, 68 e 69 da lei 9605/98).

A operação contou com a participação de 60 policiais que cumpriram os mandados nas cidades de Porto Velho/RO (Distritos de Extrema e Vista Alegre do Abunã) e Candeias do Jamari/RO.

O termo “PUDIM” é alusão ao nome utilizado pelos criminosos do valor arrecadado ilegalmente para pagamento de propina aos servidores públicos.

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário