Porto Velho/RO, 21 Março 2024 15:51:22
PLANTÃO DE POLÍCIA

PF segue apurando denúncias em terra indígena

Mais de 500 militares, policiais e servidores públicos continuam a Operação SOS Karipuna.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 19/06/2019 às 11h38min | Atualizado 19/06/2019 às 11h47min

Foto: Divulgação PF

Mais de 500 militares, policiais e servidores públicos continuam a Operação S.O.S Karipuna, que tem o objetivo de desarticular organizações criminosas na região da Terra Indígena (TI) Karipuna, especialmente no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho (RO). A ação conta com o efetivo da Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal e o Exército – organizados na Força Tarefa Amazônia, iniciou na última segunda-feira (17) e tem previsão para finalizar na sexta-feira (21).

Segundo a PF, até o fechamento desta edição, a operação realizou o bloqueio de R$ 46.096.433,30 (quarenta e seis milhões, noventa e seis mil, quatrocentos e trinta e três reais e trinta centavos) das contas dos investigados. Ainda são cumpridos 15 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão, em ao menos quatro municípios de Rondônia e um do Mato Grosso do Sul, expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho. Os mandados foram em razão da investigação em loteamento e comercialização de glebas na terra indígena Karipuna.

Foto: Divulgação PF

Um dos focos da operação foi a grilagem (apropriação ilegal de terras), o loteamento e a comercialização – também criminosos – de áreas no interior da Terra Indígena Karipuna, que é de propriedade da União. Segundo a PF, uma associação de produtores e uma empresa de georreferenciamento estavam sendo utilizadas por um grupo de grileiros e invasores com a falsa promessa de garantir a regularização de lotes dentro da TI Karipuna a possíveis compradores.

O outro foco da operação é conhecido como “lavagem de madeira” que, neste caso, trata-se de um esquema ilegal de obtenção de créditos virtuais para a comercialização de madeira extraída da Karipuna através do Sistema de Emissão de Documento de Origem Florestal (Sisdof). Ou seja, através da inserção de dados falsos no sistema do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Não Renováveis (Ibama), dá-se um aspecto de regularidade para a comercialização de madeiras retiradas ilegalmente dentro da TI Karipuna.

Terra Karipuna

A terra Karipuna é formada por uma área de proteção federal de 153 mil hectares, homologada em 1998, onde vivem cerca de cinco famílias remanescentes daquela etnia, totalizando aproximados de 35 (trinta e cinco) silvícolas. Está localizada na porção noroeste do estado de Rondônia, dentro da faixa de fronteira, abrangendo os municípios de Porto Velho (RO) e Nova Mamoré (RO).



Deixe o seu comentário