Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:51:44

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 29/01/2019 às 06h03min

A- A+

Planos para a Amazônia

Para contornar as arestas que pioram a imagem do Brasil no mundo, sugerimos recentemente que a saída será criar um grande projeto social..

Para contornar as arestas que pioram a imagem do Brasil no mundo, sugerimos recentemente que a saída será criar um grande projeto social e ambiental para a Amazônia, atendendo às demandas da região. As arestas ainda continuam, já que a guerra indiscriminada às ONGs não vai melhorar nada a situação, mas partes do projeto sugerido já estão esboçadas.

Uma das peculiaridades do Rio Amazonas, sempre aparecendo entre as dez maiores curiosidades a seu respeito, é que não tem pontes. Se o governo não mudar de ideia, nem o ultraliberalíssimo do ministro Paulo Guedes não podar radicalmente os recursos, a ponte finalmente vai sair.

Ela está na lista das prioridades do governo, embutida no projeto dos sonhos do general Maynard, tido por “ovelha negra” no governo petista e desagravado com a indicação para secretário do presidente Jair Bolsonaro.

O plano de desenvolvimento da Amazônia idealizado pelo general ganhou o nome de “Projeto Barão do Rio Branco”. Prevê a construção de uma hidrelétrica no Rio Trombetas, a conclusão da rodovia BR-163 até a fronteira com Suriname e também a sonhada ponte sobre o Rio Amazonas, em Óbidos (PA). O decreto, segundo anúncio oficial, virá nos primeiros cem dias do governo Bolsonaro. A conferir.

………………………………………………

As tragédias

As tragédias com as barragens de Mariana e Brumadinho devem servir de alerta para mais fiscalização nas barragens das usinas de Santo Antonio e Jirau. A população dos bairros ribeirinhos de Porto Velho vivenciam há tempo o temor de algum incidente que poderia arrastar água abaixo desde o complexo da Madeira Mamoré até as cercanias do Centro Cívico, nas Pedrinhas.

A pacificação

Nem completou um mês de gestão e o governador Marcos Rocha (PSL) tem o desafio de pacificar Rondônia para começar a governar. Além da paralisação dos penitenciários, temos a revolta da população pelo brutal aumento da energia elétrica, as invasões nas áreas indígenas, a criminalidade nas alturas como reflexos do narcotráfico, além da saúde num caos generalizado.

Ponte binacional

A classe política rondoniense, pessoalmente o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp ficou prometeu durante mais de uma década a construção da ponte binacional em Guaajrá Mirim, ligando o Brasil a Bolívia e até agora só restou brisa a antiga Pérola do Mamoré, sem perspectivas de crescimento. O município, cercado por reservas indígenas e parques nacionais precisa de um projeto de revitalização,

Sem maioria

A Assembleia Legislativa abre a sua nova legislatura na próxima semana, com a eleição da nova mesa diretora da casa de leis e um governado notadamente sem maioria de sustentação na sua base parlamentar, com menos de dez deputados. É uma temeridade para a turma que administra o Centro Político Administrativo. Alguns pares e queixam que forma tratados a patadas por Marcos Rocha. Será?

Alinhamento

Ao contrário das esferas estaduais, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) conta com alinhamento quase que completo dos 21 vereadores – a maioria uma manada de vacas de presépio – para aprovar seus projetos na Câmara de Vereadores. Isto é importante, na medida em que teremos projetos importantes pela frente, entre eles as parcerias para água e esgoto e a construção da nova rodoviária.

Via Direta

*** Teremos uma semana decisiva para as articulações para a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa*** Também na Câmara dos Deputados e Senado as chapas estão prontas para a peleja no inicio de fevereiro *** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) acelera o passo para seu projeto de reeleição *** O verão será decisivo para sua gestão deslanchar, já que nesta estação das chuvas, se somam os desgastes inerentes ao período *** Ratificando a pedido, o partido do governador do Acre Gladson Cameli, é o PP, não o DEM como foi divulgado pela coluna.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas