Porto Velho/RO, 23 Março 2024 23:22:47
SAÚDE

Plataforma online auxilia servidores a praticar exercícios em casa

O projeto intitulado Quarentena Ativa surgiu com a necessidade de “cuidar dos cuidadores”. O criador é o educador físico residente..

A- A+

Publicado: 20/05/2020 às 17h08min | Atualizado 20/05/2020 às 17h10min

Fotos: Daiane Brito

O projeto intitulado Quarentena Ativa surgiu com a necessidade de “cuidar dos cuidadores”. O criador é o educador físico residente Multiprofissional em Saúde da Família (Remusf), Marcelo Tiago Balthazar, que desenvolve suas atividades no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.

A plataforma criada contém vídeos com exercícios acompanhados, informações sobre saúde, prática de exercícios físicos e jogos educativos que podem ser realizados no âmbito familiar. Além do acesso à plataforma, o servidor da unidade pode realizar a avaliação física presencial com o residente.

“Observamos a necessidade de elaborar um material para ajudar as pessoas na realização de exercícios físicos durante esse período de quarentena, visando diminuir os impactos da inatividade física e tempo ocioso” afirma o criador da plataforma Quarentena Ativa.

Marcelo também vai acompanhar servidores que contraíram a Covid-19, e já estão curados. “Parte das pessoas acometidas pelo novo coronavírus tem sintomas que afetam o sistema respiratório, logo se sugere o afastamento da atividade física”, o profissional enfatiza que a melhor iniciativa é procurar informação, antes de iniciar os treinos, e se colocou à disposição.

O projeto é voltado para todos os servidores do Hospital de Base, e faz parte do eixo de cuidados com a saúde dos profissionais durante a pandemia, que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Educação, Ensino, Pesquisa e Extensão e acompanhado pelo doutor Edson dos Santos Farias, que é Tutor e orientador ligado à Universidade Federal de Rondônia (Unir).

“Profissionais da instituição e outros voluntários se uniram numa ação colaborativa, propondo, à distância, atividades de educação física, orientações fisioterápicas e para práticas integrativas e complementares em saúde que auxiliem os trabalhadores a vencerem os múltiplos desafios desse período”, disse Patrícia Oliveira, preceptora da residência e coordenadora de educação permanente.

SAÚDE MENTAL

Os servidores da unidade contam, nesse momento, com um call center de apoio emocional, que funciona com o teleatendimento psicológico.

Raquel Gil, diretora do Hospital de Base, destaca a importância da realização de exercícios físicos durante o período de quarentena, “a prática regular de exercícios auxilia na qualidade da nossa saúde física e mental”. (Secom)



Deixe o seu comentário