
A câmara de vereadores (Poder Legislativo) de Ji-Paraná, prestará duas homenagens ao ex-secretário, vice/prefeito e prefeito do município, Marcito Aparecido Pinto, que faleceu no dia 27 de outubro, em Cascavel (PR), vítima de câncer. A propositura é da vereadora Vera Marcia do Partido dos Trabalhadores. A primeira delas será uma Moção de Aplauso e a segunda, dá o nome de Marcito Aparecido Pinto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, Green Park.
De acordo com Vera Márcia, a homenagem é reconhecimento ao ex. prefeito (IN-MEMORIAM), pelos relevantes serviços prestados como chefe do Poder Executivo de Ji-Paraná. “Ele sempre buscou oportunidades e melhorias para a população da nossa cidade, cumpriu com êxito e sobretudo competência seu papel de empresário e gestor do município” declarou.
Nascido em 25 de agosto de 1974, na cidade de Cascavel (PR), o empresário Marcito Aparecido Pinto, começou a escrever a sua história em Rondônia no final da década de 90, quando o seu pai, José Pinto, representante do ramo atacadista, chegou no Estado na década de 70, e resolveu trazer a esposa, Nely e os dois filhos Marcelo e Marcito Pinto. Aos 13 anos, ele já ajudava o pai, ao lado da mãe e do irmão.
Marcito Pinto estudou em escolas públicas de Ji-Paraná, entre elas a 31 de março, Aluízio Ferreira, e Júlio Guerra. Em 1992, foi cursar a Faculdade de Engenharia da Computação em Curitiba na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), retornando à Ji-Paraná em 1998, e em 2005 inaugurou o supermercado Bom Dia.
Entre 2000/08, ele foi vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) ao lado do empresário e presidente, Claudemir Miranda, e ainda em 2008, assumiu a presidência da entidade até 2010. Nesse período, Rondônia conheceu a maior Feira da Indústria e Comércio (Fecomind). Logo, ele chegou à presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), até 2012.
O empresário entrou para a política no ano de 2012, aceitando o convite feito pelo presidente estadual do PDT, Acir Gurgacz, na época, Senador da República. A primeira eleição disputada foi na chapa do também empresário, Jesualdo Pires disputando o cargo de vice-prefeito, com êxito.
Além de vice-prefeito, ele assumiu a Secretaria de Planejamento (Semplan), e o resultado de sua gestão é considerado extraordinário, deixando a cidade como referência no Estado, em captação de recursos públicos.
Em abril de 2018, com a renúncia de Jesualdo Pires para disputar o Senado Federal, Marcito Pinto tornou-se prefeito de Ji-Paraná, implantando uma gestão transparente