Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:20:10
PLANTÃO DE POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandados de prisão de crimes Maria da Penha

Na manhã desta sexta-feira (24), a policia civil de Rondônia através de delegacia da Mulher 16 cumpriu mandados de prisões em..

A- A+

Publicado: 24/08/2018 às 11h26min | Atualizado 29/11/2018 às 14h47min

Foto: Micael Shumacher/ RedeTV RO

Na manhã desta sexta-feira (24), a policia civil de Rondônia através de delegacia da Mulher 16 cumpriu mandados de prisões em Rondônia durante a “Operação Cronos” deflagrada pelo Ministério da Segurança Pública. A ação foi realizada em mais 15 Estados, e busca combater o feminicídio e a violência contra mulher no Brasil.

Após prestarem depoimentos na delegacia da Mulher localizada na Avenida Sete de Setembro., os suspeitos devem ser encaminhados para o presídio de médio porte, conhecido como Pandinha, em Porto Velho.

Segundo dados da Delegacia da Mulher em Rondônia, 819 inquéritos de casos de violência contra mulher foram abertos em 2018. Sendo que 716 foram de pedidos medidas protetivas.

Cerca de 5 mil policiais civis de todo o país cumprem mandados de prisão contra autores de homicídios e feminicídios, em Rondônia foram 100 agentes envolvidos. Além disso, serão presos homens que tenham descumprido medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

Ação nos Estados

Durante a manhã, 643 homens foram presos no Brasil. Muitos são investigados por terem matado mulheres. Até o fim do dia, a expectativa é que esse número passe de 1 mil presos. Um novo balanço vai ser divulgado às 17h (horário de Brasília).

Quase 5 mil policiais estão nas ruas cumprindo os mandados. A Operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. “Nós vamos ter cada vez mais operações nacionais e cada vez mais operações integradas no combate ao crime”, explicou o ministro, Raul Jungmann.

Parte das investigações que levaram aos mandados de prisão contou com apoio do Banco de Perfil Genético, que cadastra o DNA de autores de crimes sexuais e confronta com o material genético encontrado nas vítimas. Segundo o ministério, o banco deve ser ampliado e deverá contar com 130 mil perfis cadastrados até o fim do ano que vem.

Cronos

A operação leva o nome do deus do tempo Cronos, da mitologia grega, para fazer referência ao término do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime. A operação também tem como objetivo impedir a prática de novos crimes.

 

 

 

 

 

 

 



Deixe o seu comentário