Porto Velho/RO, 23 Março 2024 21:18:30

Polícia cumpre ordens judiciais na Sedam durante operação

A operação contou também com apoio do GAECO/MP/RO.

A- A+

Publicado: 05/11/2018 às 09h52min | Atualizado 05/11/2018 às 09h55min

Foi deflagrada nas primeiras horas desta segunda-feira (05), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosa Organizadas de Cacoal – DRACO/Interior, operação policial para cumprimento de medidas cautelares de prisão, busca e apreensão e afastamento de servidores públicos do Poder Executivo do estado. A operação contou também com apoio do GAECO/MP/RO.

A operação denominada “Pau Oco” é a primeira etapa de uma investigação que tramita no Núcleo de Repressão ao Crime Organizado – DRACO 2, da Polícia Civil, cujo objeto é apurar o envolvimento de servidores públicos comissionados lotados na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) em diversos delitos, tais como integrar ou chefiar organização criminosa, falsidade ideológica, lavagem de capitais e crimes contra a administração ambiental.

Estão sendo cumpridos seis (06) mandados de prisão temporária, dez (10) mandados de afastamento da função pública e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão. Equipes estão cumprindo busca inclusive em prédios do CPA, onde se localiza a Sedam. As ordens judiciais foram emitidas por Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

As ações da organização criminosa ora investigada dizem respeito à tomada de decisões administrativas em desacordo com a legislação, inserção de dados falsos em sistemas informatizados e lançamento de informações ideologicamente falsas em sistemas e documentos públicos.

Até o momento, durante o cumprimento das medidas, duas prisões em flagrante delito foram também formalizadas, por posse irregular de arma de fogo.

A investigação tramita em sigilo decretado nos autos. Entrevista coletiva ocorrerá às 11:00 desta segunda-feira, na Delegacia – Geral da Polícia Civil, oportunidade em que serão esclarecidas outras dúvidas acerca dos fatos.

A operação que afastou 10 servidores, entre eles pessoas com cargos de chefia da Sedam, em Porto Velho, foi realizada durante a manhã desta segunda-feira (5) pelos agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosa Organizadas de Cacoal – DRACO/Interior. Durante a ação, também foram cumpridos quatro prisões temporárias, duas em flagrante por posse irregular de arma.

De acordo com os dados repassados na coletiva de imprensa, foi expedido e cumprimos 15 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos servidores, todos comissionados. A operação está em investigação há quatro meses, sendo iniciada no Vale do Jamari, precisamente em Buritis.

Segundo as informações, os funcionários recebiam uma quantia de em dinheiro para liberar a extração de madeiras de forma fraudulentas, tendo envolvimentos de empresários donos de madeireiras na região.

Na operação, também foi apreendido a quantia de 100 mil reais em espécie na casa de um dos servidores públicos.

Em Buritis, houve 45 prisões (em três dias de operação), todos os detidos foram encaminhados para serem interrogados em Porto Velho. Houve busca e apreensão no prédio da Sedam sendo na Estrada do Santo Antonio e no CPA . De acordo com o policiais, as investigações continuam e detalhes serão preservados para o final do inquérito.



Deixe o seu comentário