Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:41:21
PLANTÃO DE POLÍCIA

Policial penal sofre tentativa de homicídio em Guajará-Mirim

Vítima sofreu emboscada, reagiu e baleou suspeito; dois foram presos.

Por Redação Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 14/10/2020 às 11h32min

Divulgação

Um policial penal de 46 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na noite de terça-feira (13), ao chegar em sua residência, no bairro Tamandaré, município de Guajará-Mirim.

De acordo com as informações, o agente estava próximo a sua residência quando quatro homens que estavam em um veículo modelo Fiat de cor branca se aproximaram desceram do veículo e dispararam contra a vítima. O agente reagiu ao ataque dos criminosos e obteve êxito ao balear um dos suspeitos no abdômen. Policiais penais prestaram apoio ao colega que pediu ajuda.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e ao chegar no local conforme narra o boletim de ocorrência, se depararam com policiais penais e uma viatura, sendo informados da tentativa de homicídio e que a vítima teria sido encaminhada ao Hospital Regional e o médico plantonista informou que o policial não havia sido alvejado, mas estava bastante abalado e sem condições de declarar qualquer informação.

Os suspeitos identificados como Fernando Souza Galvão, de 23 anos e Luiz Matheus Dias de Barros, 19 anos, alcunha “Simpson”, que foi alvejado, foram presos. Já os outros dois criminosos fugiram sentido área do 6º Batalhão de Infantaria de Selva. Luiz foi socorrido por um veículo do Corpo de Bombeiros até o Hospital Regional Perpétuo Socorro, posteriormente foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor onde passou por uma intervenção cirúrgica.

Segundo o suspeito Fernando, ele disse aos policiais que estava em casa quando chegou seu colega “Simpson”, que lhe fez uma proposta para fazer um corre: comprar maconha e ganharia 20 reais. Então ele pegou o veículo Fiat, de placa NCA 9D80, de seu pai e saiu com o colega para a área urbana. No caminho encontraram dois conhecidos que entraram no veículo e foram ate o local onde aconteceu a troca de tiros. No relato Fernando disse que ainda ao passar pela mata do 6º BIS uma motocicleta modelo Biz encostou atrás do carro e começou a atirar, momento que os dois homens desconhecidos saíram do carro e também passaram a atirar, em seguida a dupla correu para o mato e uma viatura Policial Penal estacionou e mandou ele descer do carro.

Aos policiais militares foi entregue uma arma de fogo tipo garrucha, calibre 36 com um cartucho deflagrado. Por horas, buscas foram realizadas na área do Exército, contando com a colaboração também de militares, mas a dupla que teria fugido não havia sido localizada. O carro usado durante a tentativa de homicídio foi apreendido.

Marcados para Morrer

O Sindicato da categoria, o Singeperon, se manifestou pedindo atuação urgente do Estado, a fim de apurar a ameaça contra a vida dos policiais penais. A diretoria da entidade tem reivindicado o acautelamento de armas de uso individual aos policiais penais. “Estes servidores são os braços fortes do Estado no sistema prisional, e precisam ter as condições necessárias para proteger a própria vida”, pontua o sindicato.

Segundo a nota do sindicato a informação levantada pela Inteligência Penitenciária desmente aversão apresentada por um dos presos, no Boletim Policial.

Sobreaviso

Segundo as informações da assessoria do Singeperon, o bando estava num veículo Fiat Uno, da cor branca, que já estava sendo monitorado antes do ataque. Há um vídeo em posse da inteligência penitenciária que mostra os quatro no interior do veículo circulando pela cidade, e foram flagrados fotografando residências de policiais penais.

Vários policiais penais estavam sobre aviso. Haviam sido alertados sobre os suspeitos, inclusive o que sofreu o ataque em casa. Por isso conseguiu sobreviver à ação do bando fortemente armado.

Lista da morte

O integrante do bando que foi preso teria revelado à polícia sobre uma lista de policiais penais marcados para morrer. A suspeita é que os homens são ligados a uma facção criminosa que quer se apoderar no território, eliminando policiais.

Guajará-Mirim é rota do narcotráfico. Organizações criminosas como Comando Vermelho, PCC e Família do Norte disputam território e os policiais penais, responsáveis pela ordem e combate à movimentação do tráfico nos presídios, estão no meio desse fogo cruzado. (Com informações do site O  Mamoré)



Deixe o seu comentário