Porto Velho/RO, 21 Março 2024 21:38:35
PLANTÃO DE POLÍCIA

Polícias Civil e Federal prendem suspeitos de vários crimes em RO

Rondônia recebeu operações contra violência doméstica, crime contra vida e tráfico.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/12/2018 às 06h00min | Atualizado 30/11/2018 às 17h24min

Divulgação – Polícia Civil

A operação “Nuntius” prendeu 25 homens por descumprimento de medidas protetivas, durante a manhã da sexta-feira (30), em Porto Velho. A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A operação teve o apoio do 5º e 9º Batalhão de choque da Polícia Militar (PM).

Durante a entrevista coletiva, a delegada Fabiana Braguin, informou que os números ainda serão atualizados em vista que ainda faltam cumprir 59 mandados. Fabiana relata que a operação tem o objetivo de passar o recado aos agressores. “O agressor que descumprir as medidas protetivas, vai sofrer reação do Estado, e uma das reações é a prisão”, completou a delegada.

Segundo Braguin, Rondônia é o terceiro Estado mais violento quando se trata de violência contra a mulher. Desde abril deste ano, violar e desobedecer a ordem de medida protetiva, é crime com direito de prisão em flagrante sem fiança.

Ranking

De acordo com o Atlas de Violência Contra a Mulher, divulgado em 2018, pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Rondônia aponta a taxa de homicídio de 6,2 a cada 100 mil habitantes. O Estado ficou na quinta colocação, perdendo para Roraima, Pará, Goiás e Mato Grosso.

Medidas Protetivas

Rondônia carrega os dados em a cada mil mulheres, 2,1% receberam medidas protetivas em 2017 pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RO). Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foram 2.155 medidas cedidas em 2017, apenas 148 a menos em relação ao ano de 2016 no Estado.

Operação em combate ao crime organizado

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã de ontem (30), a operação “Império da Lei”, em Ariquemes, Ouro Preto e em Porto Velho, de combate aos crimes dolosos contra a vida, organização criminosa, entre outros.

De acordo com o delegado Rodrigo Duarte, a operação busca cumprir 15 mandados de prisão, sendo 11 prisões preventivas, duas prisões temporárias e duas prisões definitivas. Também serão cumpridas 10 cautelares de busca e apreensão, sendo oito buscas e apreensões domiciliares e duas de busca e apreensões de veículos.

Ao todo, são 55 policiais civis na ação. A operação foi batizada de “Império da Lei” por fazer alusão ao princípio jurídico que a lei deve governar uma nação.

Operação no Cone Sul contra tráfico de drogas

Divulgação Polícia federal

Uma outra operação realizada ontem (30), foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) para combater o tráfico de drogas e associação para o tráfico no Cone Sul de Rondônia. Denominada como operação “Cross”, até o fechamento desta edição, 100 pessoas haviam sido pessoas.

Ao todo, 60 policiais federais estão cumprindo os mandados judiciais. Segundo as informações parciais, foram sete prisões em flagrante. Armas, drogas e material químico foram apreendidos.

Durante as investigações relacionadas à Operação “Cross”, a Polícia Federal identificou três grupos especializados no tráfico de drogas na cidade de Vilhena, participantes de facções, promovendo ações criminosas no Cone Sul de Rondônia.



Deixe o seu comentário