Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:00:47

Política &

coluna

Publicado: 07/12/2023 às 09h40min

A- A+

POLÍTICA & MURUPI

Confira a coluna

MADURO O PUTIN LATINO E A CRIMÉIA DA LINHA DO EQUADOR

Se os problemas da Amazônia eram daqueles do tipo manter a floresta de pé, longe dos piratas da serra elétrica, longe das ONG$ vorazes com seus fundos que ficam nas suas próprias mãos, longe da Marina $ilva, a filha ingrata que a entregou paras as ONGS e que a abandonou à própria sorte, fugindo para São Paulo, longe de nações “mui amigas” que querem monopolizar a produção mundial de alimentos como a França e os Estados Unidos, longe dos traficantes que a querem apenas como rota internacional de drogas e longe da sanha de todos, inclusive brasileiros que a querem nua e crua para explorar até exaurir os seus recursos, surgiu “em tu seio, ó liberdade”, um enrosco fruto das ações de uma vizinhança tóxica. Convenhamos que nada é tão ruim como viver lado a lado com um vizinho complicado, turrão, déspota e mal educado. Era assim com a Venezuela do Chaves e ficou pior com a Venezuela do Maduro. Agora, a Amazônia Brasileira pode até pegar sarna na região da “Cabeça do Cachorro”. “Em briga de marido e mulher não se deve meter a colher” diria alguém interessado no quanto pior melhor, ou “em briga de vizinho é bom não encostar nem para desapartar”. As duas frases podem valer para casos corriqueiros, mas não agora quando uma nação soberana, belicosa, com poder de fogo muito acima do seu oponente se propõe a tomar uma parte substancial do seu território. Fiel ao seu estilo de recheado de mentiras, subterfúgios e caótico, o ditador Maduro promoveu um plebiscito e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, totalmente dominado por ele – sem uso das nossas urnas eletrônicas – declarou que 95% dos eleitores venezuelanos votaram pela anexação de parte do território da vizinha Guiana, numa região chamada Guiana Essequibo, com uma área de 160 mil quilômetros quadrados, onde foram descobertas em 2015 reservas de petróleo num total de 11 bilhões de barris e onde residem 125 mil guianeses ligados ao poder central da Guiana, país soberano que possui autonomia político-administrativa, fronteiras de há muito estabelecidas por tratados internacionais, menos pela Venezuela que insiste na contestação dessa área que Maduro quer anexar ao arrepio da lei e de tratados políticos, diplomáticos e geográficos.

Maduro utiliza a mesma brutalidade de outro ditador russo, o Putin, e tenta repetir os abusos contra a Criméia e agora contra a Ucrânia, usando os mesmos métodos: força bruta e falácia. O jornalista Josias de Souza passou um pano em sua coluna: “Maduro exibe uma dupla personalidade. Para ele, mais relevante do que as preocupações da Casa Branca são as com o Palácio do Planalto. O governo brasileiro e o Itamaraty fizeram chegar ao Maduro um recado muito nítido: não consideram adequado(o que seria adequado?) que o resultado desse referendo seja utilizado para mobilizar uma aventura militar(…) Nos subterrâneos, Maduro manda dizer ao Brasil para ficar tranquilo, (…) não há o risco de  intervenção(…).” e conclui “Se isso ocorresse, seria uma tragédia. Permitir que surja no seu quintal uma guerra regional seria um fracasso para um líder político como Lula, que se pretende líder regional”. Essa parte é certa!

Por via das dúvidas e como seguro morreu de velho, o Exército Brasileiro está enviando 20 – é isso mesmo gente 20 – Guaicurus blindados para a fronteira com a Venezuela. Mal comparando, é como se dois guardas municipais fossem ao Complexo da Maré com duas CG125 e dois revolveres 32 para dar um baculejo nas bocas de fumo. E tem mais, os blindados vão sair do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná e vão rodar por cerca de 30 dias até chegar ao teatro de guerra.  Até lá tudo que poderia ocorrer já ocorreu. Como esse rolo beira ao absurdo, fui procurar um pai de santo famoso que me disse: “Mizifi, esse Maduro é um incosto que grudô na cacunda de Lula e pra tirá ele tem que fazê trabáio cum fumadô e vela. Mais óia aqui mizifi, se tu trazê só o maráfu, o véi disfaiz. O véi sabe fazê e disfazê”. E agora?

O ÚLTIMO PINGO

O Brasil está entre os 20 piores países do mundo em matemática e ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. Menos de 50% dos alunos conseguiram um aprendizado mínimo do que era esperado e apenas 1% obteve os melhores níveis de rendimento matemático. O resultado foi divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O incrível é que muitos burocratas da educação em todos os níveis e em todos os 27 estados da federação ficaram perplexos com o resultado. Não entendi necas de pitibiribas. A política de governo não substitui a política de estado. Zé de Nana até comentou sobre essa tal perplexidade: “Será que uzómi tão querendo engordar o porco sem dar ração nem a lavagem dos restos de comida?”            

[email protected]

Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.