Porto Velho/RO, 25 Março 2024 21:17:31
Diário da Amazônia

Político se aposenta após ser prefeito por 56 anos

Democrata-cristão Josef Rüddel, de 94 anos, comandava a prefeitura da pequena Windhagen desde 1963 e venceu 14 eleições seguidas

Por Deutsche Welle
A- A+

Publicado: 22/05/2019 às 09h55min

Depois de servir 56 anos como prefeito de Windhagen, Josef Rüddel anunciou sua aposentadoria da política. O democrata-cristão de 94 anos, no entanto, tem uma última tarefa a cumprir no vilarejo alemão ao sul da antiga capital federal Bonn, no oeste do país – supervisionar as eleições municipais de domingo.

Rüddel decidiu não concorrer novamente ao cargo, depois de administrar o vilarejo de cerca de 4.200 habitantes nas últimas cinco décadas e meia. Ele é o prefeito mais longevo e mais velho da Alemanha, segunda a associação alemã de municípios com sede em Berlim.

O democrata-cristão se lembra claramente de quantas eleições disputou, mas não do número de adversários derrotados. “Passei por 14 eleições, sempre com candidatos opostos, mas perdia a conta de quantos”, disse.

O democrata-cristão Josef Rüddel, de 94 anos, serviu por 56 anos como prefeito do vilarejo alemão de Windhagen

Rüddel nasceu em 20 de janeiro de 1925 em Hallerbach, a cinco minutos de carro de Windhagen. Ele serviu como soldado durante a Segunda Guerra, na qual foi ferido e capturado enquanto se retirava da Polônia.

Depois da guerra, Rüddel ganhou seu sustento como agricultor. “Até mesmo o chanceler federal Konrad Adenauer comprou batatas de mim”, afirma.

Em 1965, aos 30 anos de idade, Rüddel foi eleito para o conselho de Windhagen e se tornou prefeito oito anos depois ao suceder Josef Heuser, que havia morrido alguns meses antes. “Na época, havia dois ou três carros em Windhagen. Eu andava a cavalo ou de carroça.”

“Depois de apenas cinco anos estávamos livres de dívidas! Hoje, temos 17 empresas com quase 2.500 empregos”, diz, orgulhoso. “Além disso, temos lojas, ensino fundamental, dois jardins de infância e dois médicos.”

A pequena comunidade gera mais de 20 milhões de euros em impostos comerciais. E apesar de a maior parte deste dinheiro ser repassado à associação comunal, o vilarejo conseguiu acumular reservas ao longo dos anos.

“Não precisamos ir ao banco ou buscar fomento”, afirma Rüddel, com sorriso maroto. “Na verdade, temos nosso próprio banco.”

Ao longo das décadas, o milagre econômico de Windhagen atraiu celebridades como os ex-chanceleres federais Helmut Kohl e Gerhard Schröder, o dalai lama e o renomado autor austríaco Johannes Mario Simmel

Rüddel tem três filhos. Um deles, Erwin Josef Rüddel, é membro do Parlamento alemão pela União Democrata Cristã (CDU), partido do pai e da chanceler federal alemã, Angela Merkel.



Deixe o seu comentário