Porto Velho/RO, 23 Março 2024 08:55:24
RONDÔNIA

Ponte sobre o rio Madeira é inaugurada

Um momento histórico para os Estados de Rondônia e Amazonas, a ponte sobre o rio Madeira foi inaugurada e entregue a população. Na..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 15/09/2014 às 21h06min | Atualizado 28/04/2015 às 04h42min

C1-abre INAUGURAÇAO DA PONTE DO MADEIRA-15-09-14-FOTO.RONI CARVALHO (200) copyUm momento histórico para os Estados de Rondônia e Amazonas, a ponte sobre o rio Madeira foi inaugurada e entregue a população. Na cerimonia de inauguração, esteve presente o Ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o Secretário- chefe da Casa Civil, Marco Antônio, o Senador Suplente, Assis Gurgacz, os Senadores, Valdir Raupp, Odacir Soares, o Prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, o Prefeito de Humaitá, José Lobo, o Secretário de Gestão do Programas de Transportes do Ministério dos Transporte, Miguel de Souza, o Diretor-Geral de Departamento de Estradas e Transportes de Rondônia, Ubiratan Bernadino, o Diretor de infraestrutura do DNIT, Luiz Guilherme, o Superintendente do DNIT de Rondônia e Acre, Fabiano Cunha, entre outros convidados.

Investimento de quase R$360 milhões

Com 975 metros de extensão, por 12 metros de largura, a construção da ponte teve início em março de 2010, sendo a primeira a ser construída sobre o rio Madeira com investimento de quase R$360 milhões, incluindo a construção dos dolphins, da proteção dos pilares e do conjunto habitacional destinado as famílias do Bairro Balsa. Prevista para março de 2013, a obra enfrentou dificuldades para ser concluída, principalmente no que dizia a respeito da relocação das famílias afetadas pela construção do empreendimento.

Redução no tempo de deslocamento

Com a ponte liberada, haverá redução no tempo de deslocamento entre Porto Velho e a Cidade de Humaitá (AM), como destaca o Senador Suplente, Assis Gurgacz, que também é proprietário da empresa Eucatur – referência nacional no ramo de transporte interestadual. “Depois de 40 anos fazendo a travessia do rio Madeira através de uma balsa, hoje a minha felicidade em participar de perto da entrega de uma obra tão importante é completa. Nossos clientes poderão usufruir de mais conforto durante a viagem, poderão dormir com mais tranquilidade na hora da viagem”, expõe Gurgacz.

Ministro anuncia pacotão de obras

Em discurso, o Ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destaca a importância da ponte em unir os Estados de Rondônia e Amazonas. “É um motivo de redobrada alegria vir a Rondônia e nesta oportunidade estarmos presentes no ato de inauguração dessa bela ponte, que faz com que o rio Madeira não separe regiões e sim una-as, beneficiando a todos que estão ao longo da rodovia. Quero aproveitar a oportunidade e firma o compromisso do Ministério dos Transportes, no que tange a iluminação pública, vamos implantar uma adequada e moderna iluminação, por que isso significa segurança e o embelezamento do empreendimento, além da urbanização da área que fica no entorno da ponte”, afirma Passos.

Ainda na oportunidade, Paulo Sérgio Passos, anunciou que no primeiro semestre de 2015 será lançado o edital de licitação para a construção da ponte binacional de Guajará-Mirim. “Por falar na região, o jornal Diário da Amazônia publicou no jornal de domingo, o aviso de licitação do terminal portuário de Guajará-Mirim que já foi publicado no Diário Oficial. Gostaria de destacar também a construção da ponte sobre o rio Madeira em Abunã, ainda nesse mês as obras terão inicio com os trabalhos de cravação”, finaliza o Ministro de Estado dos Transportes.

Ordem de serviço dos viadutos

Na oportunidade , o Superintendente do DNIT de Rondônia e Acre, Fabiano Cunha e o Representante do Consórcio Equipav – Madecon Concresolo, Joel Scholl, assinaram a ordem de serviço das obras remanescentes da travessia urbana com viadutos de Porto Velho. Segundo Fabiano Cunha, o DNIT entregará a obra pronta para a Capital de Rondônia assim como fez com a obra da ponte. “A sensação de dever cumprido é ótima. Agora estamos revigorados para iniciar as próximas obras previstas”, esclarece Cunha. 

CONFIRA REPORTAGEM EM VÍDEO:



Deixe o seu comentário



Mais sobre RONDÔNIA