Porto Velho/RO, 24 Março 2024 08:37:25
Diário da Amazônia

População defende que troca de mensagens no WhatsApp é conversa

Em meio à crise com o ex-ministro Gustavo Bebianno, o presidente Jair Bolsonaro decretou: troca de mensagens e áudios por aplicativo não..

Por Extra Online
A- A+

Publicado: 21/02/2019 às 11h37min

Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo

Em meio à crise com o ex-ministro Gustavo Bebianno, o presidente Jair Bolsonaro decretou: troca de mensagens e áudios por aplicativo não é conversa. “Usar do WhatsApp para dizer que falou três vezes comigo, aí é demais da tua parte”, fundamentou o presidente, após o seu então auxiliar ter dito à imprensa que conversou três vezes com Bolsonaro. Na hora, a pergunta caiu na boca do povão: mensagens enviadas no WhatsApp não são consideradas uma conversa? Nas ruas, a resposta foi unânime.

— É claro que é conversa. Essa teoria não faz sentido. Hoje todo mundo só fala por WhatsApp— opina o técnico em mecânica Maxwell Nascimento, de 42 anos.

A consultora de vendas Alexandra Nogueira, de 42, costuma até fechar contratos de trabalho por mensagens:

— Que mundinho é esse em que o presidente vive? O WhatsApp é vida! Se eu te mostrar o celular, você verá a quantidade de pedidos — brinca Alexandra, destacando outro uso do aplicativo: — Quando vou discutir a relação e meu marido não me escuta, brigo com ele pelo Zap.

Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo

Alexandra Nogueira costuma até fechar contratos de trabalho por mensagens Alexandra Nogueira costuma até fechar contratos de trabalho por mensagens Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo
A autônoma Caroline Farias, de 27 anos, aproveitou o embalo para dar “dicas valiosas” a Bolsonaro:

— WhatsApp é conversa, sim, mas o presidente deve aprender comigo, que vou lá e apago todos os nudes e fotos enviadas logo depois que as pessoas visualizam. Assim não tem como usarem isso contra mim, e não preciso ficar inventando teorias.

A chegada das redes sociais mudou o modelo de comunicação, inclusive institucional, resume o cientista político e professor da ESPM e da Uerj Fábio Vasconcellos:

— Pelo fato de o WhatsApp ser tão dinâmico, parece que a gestão pública adotou a ferramenta para a tomada de decisões. Cria-se, assim, um flanco muito aberto para possíveis novas crises envolvendo o aplicativo.

Para o jornaleiro André Breves, de 39 anos, a questão é maior do que apenas discutir a validade do uso do aplicativo para bater papo.

— O presidente é político, né? Qualquer político quer defender o seu. E para muitos deles, falta algo muito mais importante do que o registro de uma mensagem no WhatsApp: o cumprimento da palavra e a verdade — ensina André.

Vale como prova jurídica

O vendedor Felipe Portela, de 28, se considera uma prova viva de que a teoria de Bolsonaro é furada. Uma troca de mensagens no WhatsApp já rendeu até processo a ele:

— Minha ex-mulher está me processando porque a xinguei pelo aplicativo. Ela foi lá, printou a conversa e está usando como prova — diz Felipe, que foi casado por dez meses.

O caso de Felipe é mais comum do que se imagina. O advogado e especialista em Relações Internacionais Cássio Faeddo atesta: diálogos no WhatsApp, em áudio ou texto, têm validade jurídica e podem ser utilizados como prova. Segundo ele, a orientação é procurar um tabelião e registrar uma ata para constatar todos os fatos.

— Para usar as conversas de WhatApp ou de outra ferramenta digital como provas, deve-se procurar um tabelião e pedir uma ata notarial, para que as informações contidas no aplicativo sejam transcritas fielmente antes de serem levadas ao juiz.

Faeddo destaca que o caso entre Bolsonaro e Bebianno, que tiveram as mensagens de áudio divulgadas na imprensa, não deixa dúvidas de que houve um diálogo:

— Se for do interesse do ex-ministro, ele pode lavrar essa ata e dar prosseguimento a partir dela, com um processo no campo criminal ou por ter se sentido ofendido.



Deixe o seu comentário