Porto Velho/RO, 23 Março 2024 16:37:46
Diário da Amazônia

Por falar em Cultura…

Por falar em Cultura, fomos informados que o diretor de teatro Chicão Santos foi reconfirmado como Coordenador do Sistema Estadual de..

A- A+

Publicado: 16/01/2019 às 08h56min

Por falar em Cultura, fomos informados que o diretor de teatro Chicão Santos foi reconfirmado como Coordenador do Sistema Estadual de Cultura – SEC que abrange o Conselho e o Fundo de Cultura.

*********

Chicão na realidade, é a pessoa mais indicada para o cargo, pois, foi ele o responsável pela elaboração do Projeto que criou o Sistema Estadual de Cultura e também é o responsável pelas reuniões dos Conselheiros de Cultura.

Acontece que na gestão anterior, Chicão não contou com o apoio desejado para que o Sistema funcionasse a contento. Lembro que em determinado momento, ele não conseguiu apoio para a realização das reuniões que deveriam acontecer entre os Conselheiros, para apreciação de Projetos.

*********

Agora na nova gestão, tudo indica que o Sistema vai Funcionar a todo vapor. O superintendente da Sejucel inteligentemente manteve o Chicão a Frente do SEC e com isso, dentro em breve, o Conselho deverá se reunir para proceder a eleição de novos Conselheiros ou a reeleição dos que estão lá.

*********

Por falar nisso, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural (SDC), convida todos para participarem da Consulta Pública, aberta para reestruturar o Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC.

**********

A Secretaria da Diversidade Cultural coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar o decreto do CNPC, instituído em agosto de 2018, que teve em sua composição representantes das secretarias e entidades do Ministério da Cultura, da Confederação Nacional dos Municípios, da Secretaria de Cultura do DF, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados, do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, entre outros.
**********
A nova proposta inclui Conselheiros de cultura das cinco macrorregiões brasileiras na composição do CNPC. Segundo a secretária de Diversidade Cultural do MinC, Magali Moura, o objetivo é ter um CNPC mais ágil, que fortaleça o Sistema Nacional de Cultura, com representatividade da sociedade civil advinda dos Conselhos dos Estados e Municípios e das entidades dos setores culturais, mantendo a paridade entre poder público e sociedade civil.  “Além disso, levamos em conta as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, tendo a multissetorialidade como critério orientador, com vistas ao debate de políticas públicas transversais e também específicas”, afirma.

*********
A consulta pública é on-line e está disponível na Plataforma digital do CNPC. Para participar, basta fazer o cadastro no ID da Cultura (por meio do link) colocando nome, e-mail e CPF (veja o passo a passo). Na página da consulta, o participante cadastrado poderá inserir comentários com proposições de alteração ao texto em cada parágrafo da minuta do decreto. O prazo para contribuição encerra em 31 de janeiro de 2019.

**********
É muito importante sua participação! Colabore e compartilhe! Vamos colaborar turma da cultura de Rondônia.

*********

Por falar nisso, e por causa disso, é necessário reativar ou colocar em funcionamento o Conselho Municipal de Cultura cujo presidente, é nosso amigo Reginaldo Cardoso – Makumbinha.

*********

Vamos reunir as Setoriais e discutir as demandas de todos os segmentos. Não podemos ficar esperando as coisas caírem do céu. Aliás o que cai do céu, é muita chuva.

*********

Por falar em Reginaldo Makumbinha hoje as 19 horas, vai acontecer mais uma reunião da Fesec. O encontro será na sede dos Moradores do Bairro Floresta na rua Três e Meio.

********

Na pauta a aprovação ou não do espetáculo das Escolas de Samba previsto para acontecer domingo de carnaval dia 3 de março, durante a Feira do Porto na Praça Aluízio Ferreira.



Deixe o seu comentário