Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:30:17
Diário da Amazônia

Por incrível que possa parecer, o carnaval está batendo na porta

Por incrível que possa parecer, o carnaval está batendo na porta, em especial na porta das escolas de samba, mais especificamente, das..

A- A+

Publicado: 24/10/2018 às 09h28min | Atualizado 24/10/2018 às 09h32min

Por incrível que possa parecer, o carnaval está batendo na porta, em especial na porta das escolas de samba, mais especificamente, das escolas de samba de Porto Velho.

***********
A Diplomatas do Samba vai festejar seus 60 anos de fundação e lançar o samba enredo para o carnaval de 2019, no próximo dia 3 de novembro.

*********
Dentro em breve a Império do Samba realiza o concurso que vai escolher o Hino da escola, para o carnaval do próximo ano.

*********
A mesma coisa está acontecendo com a Acadêmicos do Armário Grande e Unidos da Rádio Farol.

********
Acadêmicos da Zona Leste e Asfaltão já têm samba pronto. Falta a Acadêmicos do São João Batista.

********
O presidente da azul e branco que estava em Belém do Pará acompanhando o Círio de Nazaré, retornou domingo passado e foi logo intimando o Sílvio Santos sobre o enredo da escola para 2019.

********
Ontem decidiram que a escola do Banana e do Cibalena vai apresentar no próximo carnaval o tema:

********

SÃO JOÃO BATISTA CANTA – CAIARI, DE SINHÁ MOÇA A CEARÁ DE IRACEMA. POR MARIZE CASTIEL, CHAGAS NETO, BIANOR E CABO OMAR.

***********
Sinhá Moça e a Abolição foi o primeiro enredo colocado na avenida por uma escola de samba de Porto Velho. Isso aconteceu no ano de 1970 e a carnavalesca foi Marize Castiel com o samba enredo tendo como autor Sílvio Santos.

*********
Foi o primeiro título vencido pala escola de samba Os Pobres do Caiari. No ano de 1971 Marize Castiel colocou na avenida o enredo “Isto é Brasil” cujo samba de enredo, também foi do Sílvio Santos e a Caiari foi bi campeã.

*********
Em 1972 o enredo foi “Brasil Esplendor das Três Raças” com o samba de autoria de Sílvio Santos e João Feitosa.

********
Em 1974 com o enredo “Odoiá Bahia” pesquisa de Marize Castiel e samba da parceria Sílvio Santos e Bainha a escola conquistou o Tetra Campeonato.

********
A Caiari ficou sem desfilar de 1975 a 1978 quando “A Caiari Voltou com a Ajuda de Xangô” tema desenvolvido pelo Zeca Melo.

********
Entra em cena Bianor Caminha dos Santos e cria o “Caiari Cobra Show”, um espetáculo com a participação das “Mulatas do Bole Bole comandadas pelo Bosquinho e participação do Grupo Samba 7 que tinha entre outros: Bainha, Jorge Andrade, Deusdeth Careca e o Ozires Lobo.

*********
O show acontecia todas sextas-feiras na sede do Bloco da Cobra, que fincava na rua Afonso Pena subesquina com a Guanabara no bairro São Cristóvão.

********
O responsável pela organização do espetáculo era o Bianor Santos e quem tomava contar do Bar era o saudoso Rei Momo José Ferreira. O Caiari Cobra Show foi o responsável pela volta do Caiari a mídia e foi o tempo que a escola conquistou mais um Tri Campeonato.

********
Chagas Neto assume a direção da escola em meados 1984 e então dona Marize resolve homenageá-lo com o Tema: “Ceará, Lendas, Rendas e Crenças” aproveitando a pesquisa do Flávio Daniel sobre os Costumes e Crenças do Nordeste.

*********
O Samba enredo foi encomendado pelo Chagas Neto ao Sílvio Santos que convidou o Babá e o Haroldo Dori para fazer parte da parceria e o resultado, foi que a Caiari empatou com a Diplomatas que desfilou com um samba do famoso compositor Davi Correia do Rio de Janeiro.

*********
Os foliões então passaram a chamar o samba de “Ceará de Iracema” e assim, esse samba, que foi apresentado pela escola de samba Os Pobres do Caiari no carnaval de 1985, até hoje, é cantado em todas as rodas de samba que acontece em Porto Velho.

********
O outro homenageado pela escola Azul e Branca é o CABO OMAR. Cabo Omar morreu como Secretário da Escola de Samba Caiari. Não teve durante toda a existência da escola, um Secretário mais eficiente que o Cabo Omar. Cabo Omar que foi eternizado pelo hino do Galo da Meia Noite – ALÔ SEU CABO OMAR… O Galo da Meia Noite…



Deixe o seu comentário