Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 21:55:14
Variedades

Por que armazenar produtos de limpeza longe dos alimentos?

É muito importante atentar-se ao armazenamento dos produtos de limpeza e dos alimentos.

A-A+

Publicado: 10/06/2021 às 16h30min

Engana-se quem pensa que não é importante organizar corretamente o local em que os produtos e alimentos ficam armazenados, popularmente conhecidos como despensa.
Entenda a importância de armazenar os produtos de limpeza a uma distância segura dos alimentos e confira dicas fundamentais para organizar a despensa:

A importância de os produtos de limpeza ficar longe dos alimentos

Em hipótese alguma os produtos de limpeza devem ocupar a mesma prateleira ou parte do armário que os alimentos.
É muito importante manter os alimentos longe dos produtos utilizados para limpeza, para evitar que as substâncias químicas comprometam os alimentos, afinal, os materiais de limpeza no geral possuem um cheiro muito forte, que pode contaminar os alimentos.
Além disso, podem ocorrer vazamento dos produtos de limpeza, dessa forma, manter esses itens distintos juntos, pode causar muitas dores de cabeça. Já pensou abrir aquele biscoito recheado e perceber que o sabão vazou e contaminou o biscoito, ninguém merece, né?
Por isso, o ideal é manter os alimentos e os produtos de limpeza em ambientes separados. Os materiais utilizados para a limpeza devem ficar armazenados na lavanderia ou área de serviço. Enquanto os alimentos, podem ocupar os armários da cozinha ou o cômodo destinado à despensa.
Nos casos em que não é possível manter os itens em cômodos diferentes, é fundamental mantê-los o mais distante possível, sejam partes diferentes do armário ou em caixas e cestas de plástico.

Dicas para organizar a despensa

Agora que você já sabe a importância de manter os alimentos armazenados longe dos produtos de limpeza, confira dicas infalíveis para organizar sua despensa:

Sempre confira as datas de validade dos produtos

Uma dica muito importante, para diminuir o desperdício e as compras desnecessárias, é organizar os alimentos de acordo com a data de validade.
Coloque os alimentos próximos do vencimento sempre na frente, para que eles sejam facilmente vistos. Além disso, jogue fora os alimentos que já estão vencidos, e sempre que fizer compras, observe a data de validade para saber se deve guardar no fundo ou na frente.
Outra dica fundamental para evitar a bagunça, é manter os itens mais utilizados em um local de fácil acesso, por exemplo, se você costuma fazer receitas com leite condensado frequentemente, armazenar as caixas ou latas em um local visível ajudará.

Faça uma limpeza mensal

Principalmente antes daquela compra grande, é extremamente importante limpar a despensa para receber os novos alimentos.
Sempre utilize produtos neutros, sem cheiro forte para que os alimentos não sejam comprometidos. O mais importante, é que o espaço esteja seco quando os alimentos estiverem guardados.



Deixe o seu comentário