Porto Velho/RO, 31 Maio 2021 16:00:37
Economia

Portal turístico pode ser instalado na entrada de Jaci-Paraná

O objetivo é ordenar e desenvolver a atividade no local, que possui grande potencialidade turística

A-A+

Publicado: 31/05/2021 às 16h00min

Jaci-Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui 18 mil habitantes e foi muito impactado com a construção das usinas Hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, que vêm cumprindo ações de mitigação de tais impactos. Na última semana (27), foi realizada uma reunião para definir alguns pontos, entre eles, o da instalação de um portal turístico na entrada do distrito, capitaneada pelo Sebrae, em parceria com a comunidade e entidades. O objetivo é ordenar e desenvolver a atividade no local, que possui grande potencialidade turística.

O Sebrae em Rondônia vem apoiando o desenvolvimento de ações para fortalecimento do turismo no distrito, em especial no segmento da pesca esportiva, uma vez que o lago formado na localidade acabou sendo bastante propício para a atividade.

Em parceria com a Fecomércio e com o município de Porto Velho, diversas iniciativas vêm sendo realizadas ao longo dos últimos dois anos e muito se avançou, especialmente com a criação do Porto Velho Sport Fishing, uma iniciativa que reúne diversas entidades e parceiros que fomenta a pescaria esportiva em Porto Velho.

Para Claudio Hikague, diretor da Fecomércio e representante do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), é importante a reunião de todos. “Atuar em rede é importante. Do Porto Velho Sport Fishing nasceu a capacitação de guias condutoras de pesca, e hoje estamos celebrando a criação da Associação dos Condutores de Pesca demonstrando a maturidade do trade, mas temos muito a percorrer ainda”, disse.

Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia lembrou que o turismo está entre as vertentes do programa Cidade Empreendedora.

“Um dos eixos do nosso programa que estimula o empreendedorismo e geração de negócios trata justamente do desenvolvimento setorial e o turismo é, sem dúvidas, um grande vetor de desenvolvimento. Em Porto Velho, estamos apoiando a elaboração do Plano Municipal de Turismo e precisamos avançar na segmentação da atividade aqui na capital e o turismo de pesca e, especialmente aqui em Jaci-Paraná, pode gerar grandes oportunidades”, destacou. (A.I.)



Deixe o seu comentário