Porto Velho/RO, 24 Março 2024 23:29:27
Diário da Amazônia

Porto Velho festeja 104 anos com show no Mercado Cultural

Na próxima quinta feira dia 24, Porto Velho completa 104 anos de instalação e para comemorar a data, a prefeitura através da..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/01/2019 às 11h59min

Na próxima quinta feira dia 24, Porto Velho completa 104 anos de instalação e para comemorar a data, a prefeitura através da Funcultural, vai realizar a partir das 19 horas, no Mercado Cultural, show com artistas e bandas locais.

Porto Velho foi criado no dia 2 de outubro de 1914, porém, seu primeiro prefeito Major Guapindaia de Souza Brejense só tomou posse no dia 24 de janeiro de 1915. Esse dia então passou a ser comemorado como da Instalação do Município de Porto Velho que a época, pertencia ao Estado do Amazonas. “O aniversário da capital será comemorado em grande estilo no Mercado Cultural, com apresentações artísticas que atenderão todos os segmentos – terá música instrumental, com o músico Mauro Araújo, regional com,Bado além de rock com as bandas “Os Últimos” e “Distopia”. Disse Ocampo Fernandes.

História

Porto Velho é um município brasileiro e a capital do estado de Rondônia. Com uma população de 519 531 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2018), é o município mais populoso de Rondônia e o quarto mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus, Belém e Ananindeua. Entre todos os municípios brasileiros é o 41° mais populoso, figurando no mesmo ano como a 21ª capital estadual do país com mais habitantes. É a capital brasileira com maior área territorial, com mais de 34 mil km² (mais extenso que a Bélgica e Israel), sendo também o mais populoso município fronteiriço do Brasil. Ao lado de eresina, é uma capital estadual que faz limite com município de outro estado. Porto Velho é, ainda, a única capital estadual brasileira que faz fronteira com outro país, sendo este a Bolívia.



Deixe o seu comentário