Porto Velho/RO, 29 Março 2024 02:19:14
Diário da Amazônia

Porto Velho integra categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro

A Capital de Rondônia retornou a categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro, é o que revela o documento 2019-2021 divulgado..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/08/2019 às 15h51min

A Capital de Rondônia retornou a categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro, é o que revela o documento 2019-2021 divulgado pelo Ministério do Turismo no Diário Oficial da União na última segunda-feira (26).

O documento apresenta o novo número de municípios turísticos, identifica o desempenho da economia e implementa políticas que respeitam as características de cada cidade brasileira.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas na atualização do Mapa. A categoria ‘A’ representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, no estado 51 municípios fazem parte dessa categoria.

Alguns municípios de grande relevância turística também foram retirados do Mapa, um dos motivos foi o não cumprimento dos critérios exigidos pelo Governo Federal.

Rondônia conta com sete regiões turísticas, o Polo Turístico Madeira Mamoré, Polo Turístico Vale do Jamari, Polo Turístico Caminho das Águas, Pólo Turístico Rios de Rondon, Polo Turístico Vale do Guaporé, Pólo Turístico dos Fortes e Pólo Turistico Zona da Mata. Sendo que 25 municípios do estado estão no Mapa do Turismo.

De acordo com o Superintendente do Sebrae Daniel Pereira, a importância do mapa é a condição que o Ministério do Turismo e o Governo Federal estabelece para poder financiar projetos na área de turismo, “É um processo de gerenciamento do Governo Federal para fazer um levantamento e realizar investimentos. Espero que o levantamento seja procedido de bons projetos e bons investimentos nas áreas de turismo no Estado de Rondônia”, disse.

O Mapa do Turismo Brasileiro otimiza a distribuição de recursos públicos, orienta a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios e auxilia na reflexão sobre o papel no processo de desenvolvimento turístico regional.



Deixe o seu comentário