Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:26:13
Diário da Amazônia

Porto Velho recebe a Oficina de Palhaçaria

A oficina é promovida pela dupla Las Cabaças

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 02/02/2019 às 12h14min

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições gratuitas para a “Oficina de Palhaçaria: O Corpo Cômico e Jogos de Dupla e Trio”, que acontecerá em Porto Velho, entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Limitada a 25 vagas, a oficina será ministrada das 19h às 22h, no Espaço Tapiri. A atividade é parte do projeto de circulação por Rondônia do espetáculo teatral “O Dia da Caça”, da dupla de palhaças Las Cabaças.

As inscrições são gratuitas e as fichas devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pela página no Facebook da Las Cabaças. O formulário deve ser preenchido e enviado para o mesmo endereço de 01 a 12 de fevereiro. A ação é voltada a estudantes ou profissionais de teatro, dança, circo, música, boneco ou performance. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 e os aprovados têm até o dia seguinte para confirmarem participação.

A oficina é promovida pela dupla Las Cabaças (Foto: Divulgação)

“Queremos propor na oficina um estudo sobre a linguagem do palhaço e introdução ao jogo de dupla de palhaços, apresentando conteúdos e conceitos da palhaçaria clássica através de exercícios físicos, jogos teatrais em dupla e trio”, explicou Marina Quinan, uma das artistas e oficineiras da dupla Las Cabaças.

Após a realização da Oficina de Palhaçaria, a dupla Las Cabaças apresenta gratuitamente o espetáculo teatral “O Dia da Caça”, a primeira apresentação acontece em Porto Velho na Praça do Bairro São Sebastião I, no dia 22 de fevereiro (sexta-feira), às 19h. Depois, as atrizes pegam a estrada rumo a Ji-Paraná para, no dia 24 (domingo), às 18h, encenarem a peça na Praça Marco Zero também conhecida como Praça do Teatro, no centro da cidade.

Encenada pelas atrizes Juliana Balsalobre e Marina Quinan, que interpretam, respectivamente, as palhaças Bifi e Quinan, “O Dia da Caça” emprega elementos da palhaçaria clássica e tem como tema uma típica caçada noturna na floresta. O uso de vocabulários da região amazônica e objetos cênicos típicos, como boroca, canoa, terçado, arco e flecha, aliado a situações típicas do universo ribeirinho, trazem ao espetáculo um contexto totalmente regional.

A dupla Las Cabaças vem da região do Baixo Amazonas e faz intervenções em espaços públicos e no cotidiano de comunidades do interior do país, visando a troca humana e cultural a fim de transformar as experiências em roteiros teatrais por meio da linguagem da palhaçaria. Desde 2006 as artistas realizam pesquisa prática na Amazônia, com visitas a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas e apresentações e intervenções artísticas valendo-se do modo de vida, palavras, gestos e histórias que aprenderam com as populações desses locais.

Toda a programação é promovida pela Nascedouro Gestão Cultural, Namazônia Associação e Las Cabaças, por meio do Edital Petrobras Distribuidora de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)



Deixe o seu comentário