Porto Velho/RO, 19 Março 2024 07:02:56
Diário da Amazônia

Portoagro aquece a economia da Capital

A 3ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro) começou ontem em Porto Velho e segue até sábado, dia 1º de..

A- A+

Publicado: 30/08/2018 às 11h52min | Atualizado 30/08/2018 às 12h18min

Portoagro é o mais importante evento voltado para o setor do agronegócio realizado no município de Porto Velho (Roni Carvalho – Diário Amazônia)

A 3ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro) começou ontem em Porto Velho e segue até sábado, dia 1º de setembro, na BR-364, ao lado da Embrapa. A solenidade de abertura oficial do evento será realizada hoje, às 9h, e contará com a participação de autoridades e produtores rurais.

Durante o evento serão apresentadas vitrines tecnológicas, além de vários estandes onde estão montadas exposições de agroindústrias, agentes financeiros, comércio agropecuário, entre outros. A expectativa é receber durante todo o evento cerca de 30 mil pessoas.

De acordo com a coordenadora da Portoagro, Silvana Castro, o evento é uma oportunidade para movimentar a economia de Porto Velho e do Estado. “Nós vamos movimentar vários segmentos da economia, mas o agronegócio é o foco principal. A proposta é mostrar a tecnologia para esse público da capital, que precisava de um evento como esse. Teremos muitas atrações para o público nesse final de semana”, contou.

Cerca de 60 agroindústrias participarão da 3ª Portoagro. O espaço será para mostrar os produtos desenvolvidos pelos produtores rurais e empresas. Vários animais de raça, veículos, máquinas pesadas, lojas agropecuárias e as mais avançadas tecnologias estarão expostas na feira.

Em parceria com a Emater e com o governo do Estado, a prefeitura da capital desenvolveu uma logística para atender aos produtores rurais. “Nós já temos uma logística, um planejamento para trazer ônibus de distritos vizinhos para poder fazer com que o pequeno produtor e agricultura familiar consiga participar da feira e ter acesso às tecnologias e aos créditos”, explicou Silvana Castro.

Na Portoagro, os produtores rurais terão a oportunidade de fazer investimentos, tendo em vista que Bancos e empresas que fazem propostas de créditos estão no local para viabilizar as linhas de crédito. A expectativa da organização do evento é de movimentar cerca de R$ 100 milhões.

Coordenadora destaca os atrativos


Silvana Castro, que coordena a feira, disse que a Porto é uma vitrine tecnológica (Roni Carvalho – Diário Amazônia)

Segundo a coordenadora Silvana Castro, 40 baias mostrarão uma grande diversificação de raças de gado. “Nós teremos na feira a raça sinepol, teremos gado de leite, teremos feira Pró-genética, que é uma feira aonde tem todo o critério para a produção de touros, tem todo um enquadramento de altíssima genética”, disse.

Paralelo às visitações e vendas, a feira também terá uma programação bem direcionada à tecnologia. Nesta quinta-feira, o evento dará início à primeira Portotec, a primeira rodada agrotecnológica da Portoagro. No sábado, uma palestra sobre a raça de bovinos sinepol será ministrada por uma especialista na raça, além de visitação às vitrines tecnológicas e outras palestras durante todo o evento.

A Portoagro também terá estandes institucionais onde todos terão a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho, sejam as secretarias da prefeitura ou do Estado, conselhos de classes, Embrapa, Sebrae, Emater, Semagric. “Teremos o caminho do leite e do café, que são salas que mostram toda a cadeia produtiva do café e no final tem uma degustação, e o leite da mesma forma”, acrescentou Silvana Castro.

Produtores falam da importância da Feira


Vanessa de Oliveira, de Ariquemes, trabalha com doces (Roni Carvalho – Diário Amazônia)

Vanessa de Oliveira trabalha com doces artesanais em Ariquemes e pela segunda vez está participando da Portoagro. Segundo ela, os doces são feitos em fogão a lenha sem conservantes em barras e comportas. Vanessa considera a feira como motivadora. “Queremos expor nossos produtos e mostrar o nosso potencial e fechar negócios. Estamos com a expectativa de voltar sem mercadoria. Em 2016 nós participamos e foi muito bom”, contou.

“Queremos expor nossos produtos e mostrar o nosso potencial e fechar negócios. Estamos com a expectativa de voltar sem mercadoria.

César Heetradre está animado com a exposição. Ele trabalha com produção de rosas do deserto, em Porto Velho. “Já faz três anos que não tinha a Portoagro e nós participamos da primeira e agora estamos aqui e esperamos que o evento continue nos próximos anos porque é muito bom, é um negócio excelente”, falou.

Erinete Pereira apresenta café industrializado em Buritis (Roni Carvalho – Diário Amazônia)

Erinete Pereira está expondo na feira o Café Buriti, fabricado no município de Buritis. “O produto é produzido na região. Eu já participei da Rondônia Rural Show e essa é a nossa primeira vez na Portoagro, uma boa oportunidade de negócios”, disse ela.

 



Deixe o seu comentário