Porto Velho/RO, 22 Março 2024 21:31:09
VARIEDADES

Posso tomar Whey Protein sem fazer exercícios físicos?

As proteínas do Whey Protein (extraídas do soro do leite) são consideradas completas por conterem todos os aminoácidos essenciais.

A- A+

Publicado: 18/05/2020 às 15h36min | Atualizado 18/05/2020 às 15h37min

Foto: Divulgação

Quem deseja ganhar massa muscular deve saber que o Whey Protein é o suplemento nutricional mais usado pelos adeptos da cultura fitness.

O que provoca ótimos resultados no corpo é justamente a dobradinha: aumento da quantidade de proteína (que se associa às fibras musculares) no organismo e prática de exercícios físicos. Se esse é o objetivo, ambos devem estar aliados.

No entanto, o alto valor biológico do Whey Protein pode promover diversas melhorias na saúde e prevenir contra doenças. Ou seja, há outras aplicações que não estão diretamente ligadas ao esporte ou a esforços físicos de alta intensidade.

O importante é que o suplemento seja corretamente introduzido na dieta alimentar, sob a orientação de um médico ou nutricionista. As proteínas do Whey Protein (extraídas do soro do leite) são consideradas completas por conterem todos os aminoácidos essenciais.

Utilidades do consumo de suplementos

Os benefícios vão desde a manutenção de massa muscular em idosos, o fortalecimento do sistema imunológico, o controle de peso, hipertensão e diabetes até o aumento do HDL (colesterol bom) e a redução de triglicerídeos e do risco cardíaco.

É muito importante ter em mente qual resultado se pretende atingir com o uso do suplemento. Dessa forma, é possível definir a maneira mais adequada de consumi-lo, como horários, quantidades, períodos, aliar medidas complementares, etc.

Nos casos em que se busca emagrecimento, por exemplo, o Whey Protein atua no controle do apetite, pois gera saciedade.

Um hormônio presente na proteína do leite diminui aquela vontade de beliscar bobagens entre uma refeição e outra. A lenta absorção das proteínas também contribui para evitar fugir da dieta.

Aqui, se for possível aliar a prática de alguma atividade aeróbica, o suplemento vai acelerar ainda mais os resultados.

Opções de Whey Protein

Há uma variedade de opções do produto disponíveis no mercado. É importante conhecer uma a uma para entender qual é a mais adequada a cada caso. Whey Protein Concentrado, Whey Protein Isolado, Whey Protein Blend, Whey Protein Vegano.

O Concentrado é considerado o mais completo por reunir todos os aminoácidos na sua composição, incluindo mais gorduras, carboidratos e lactose.

O Isolado é uma opção pura das proteínas, tem baixo teor de gordura e de carboidrato, além de ser livre de lactose.

O Blend é uma mistura de proteínas que oferece absorção mais lenta. E o Vegano é a versão que garante os mesmos benefícios aos adeptos da alimentação sem origem animal.

Sempre bom reforçar: orientação correta é essencial

Um profissional qualificado investiga quais funções do Whey Protein estão alinhadas às necessidades do organismo de cada indivíduo, de maneira personalizada.

Um erro muito grave é seguir receitas de famosos ou de outras pessoas achando que se chegará a bons resultados.

O consumo inadequado de qualquer suplemento pode não somente causar efeito inverso como trazer danos ao funcionamento do fígado e dos rins, entre outras consequências.

Tanto a ausência quanto a ingestão desnecessária ou excessiva de nutrientes trazem efeitos colaterais para o corpo. O melhor caminho é ficar longe das fórmulas milagrosas e investir em uma suplementação responsável, orientada por profissional capacitado. (A.I)



Deixe o seu comentário