Porto Velho/RO, 19 Março 2024 20:32:13

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 30/09/2020 às 08h00min

A- A+

Potencial para criar um enorme bafafá judicial

Fora da Amazônia? Os tratoraços dos agropecuaristas em meados da década de 1980 foram decisivos para derrubar a ditadura, já mergulhada..

Fora da Amazônia?

Os tratoraços dos agropecuaristas em meados da década de 1980 foram decisivos para derrubar a ditadura, já mergulhada em crise fatal. Hoje é o mundo que vive uma crise fatal: nenhuma estrutura político-administrativa, ideológica ou econômica pode se orgulhar de ter vencido a crise da pandemia, a não ser mentindo. A humanidade sairá dela, mas não sem a participação, mais uma vez decisiva, do agronegócio.

A carta que os produtores rurais entregaram ao presidente Jair Bolsonaro em sua passagem por Sorriso e Sinop é muito forte. Tem potencial para abalar, pôr em dúvida e até mudar as estruturas políticas, administrativas e econômicas em curso. Basta pinçar dois assuntos para sentir o peso da manifestação, que vem da vanguarda do setor. Primeiro, expõe a verdade que já não se pode mais esconder debaixo do negacionismo: há ilegalidades cometidas “por necessidade, devido à falta de ação governamental”. É um aríete batendo na fortaleza. Haver crimes cometidos por ineficácia do Estado é uma situação insustentável, com potencial para criar um enorme bafafá judicial.

O segundo ponto é a proposta de tirar Rondônia do conceito de Amazônia Legal, como também Mato Grosso, Tocantins e Pará. Se a reivindicação não for atendida, a ação de protesto dos produtores vai crescer. Se for, nada mais será como antes. Sem tirar um só trator do eito Haverá mudanças profundas.

………………………………………………….. 

A reincidência 

O ex-deputado estadual Daniel Nery, que foi um dos protagonistas da Operação Dominó – aquela das gravações do então governador Ivo Cassol – voltou as manchetes com a sua recente prisão e da sua esposa, a prefeita Glaucioni Nery, no caso das propinas ocorridas com contratos da coleta de lixo. Glaucioni era candidata a reeleição e agora ficou com seu projeto totalmente prejudicado com a rapinagem documentada e filmada. Não teve como negar.

Uma surpresa 

Surpresa mesmo foi o envolvimento do deputado estadual Eurípedes Lebrão, considerado um dos mais ponderados da Assembleia Legislativa, no caso das propinas. Sua filha Lebrinha acabou presa e flagrada com dinheiro escondido no forro da sua casa e com isto também teve o seu projeto de reeleição indo a breca. O deputado Lebrão tinha uma conduta até então ilibada e já estava no seu terceiro mandato – e com boa performance. Mais uma decepção no cenário político regional.

Nossos prefeitos 

A Controladoria Geral da União precisa ampliar a fiscalização nos municípios para impedir tantos golpes e propinas. Poucas municipalidades rondonienses foram sorteadas para inspeção nos últimos anos e a maioria foi flagrada em toda espécie de malfeitos. Prefeitos adoram superfaturar, desde o pãozinho da merenda escolar até o preço de obras públicas como estradas, construção de hospitais, pontes, creches etc. De cada 10 alcaides fiscalizados, 9 são pegos na boca da botija.

Eleições 2020 

Em Porto Velho os candidatos começam a se movimentar pelos bairros e distritos, alguns com visitas presenciais até, mesmo impedidos pela pandemia de praticar o tradicional corpo a corpo, as visitas olho no olho, aperto de mãos, abraços, os postulantes a vereança e a prefeitura na capital – agora 15 candidatos a prefeito e 620 postulantes a vereador – se viram como podem e usam as redes sociais como principal ferramenta para atingir o eleitorado.

Os evangélicos 

O segmento evangélico tem dois candidatos disputando a prefeitura na capital.  De um lado, com apoio das igrejas Assembleia de Deus Madureira e das Missões, o candidato Edvaldo Soares (PSC), apresentador de televisão e ex-deputado estadual por Ji-Paraná e já residindo na capital há mais de seis anos. De outro lado, o ex-prefeito e ex-deputado federal Lindomar Garçom (Republicanos), pela Igreja Universal. Os votos dos evangélicos ficarão divididos na temporada.

Via Direta 

*** A Igreja Universal está lançando vários candidatos a prefeito nas capitais, como Celso Russomano, liderando as pesquisas em São Paulo *** No entanto, está perdendo seu prefeito, Marcelo Crivela, que pode ficar inelegível, no Rio de Janeiro *** Depois de idas e vindas, os governadores que se elegeram pela bandeira bolsonarista ficaram mesmo em maus lençóis. Wtzel, no Rio de Janeiro, já afastado e sofrendo processo de impeachment *** Também os governadores do Amazonas e de Santa Catarina ligados ao bolsonarismo estão sofrendo processo para afastamento *** O que significa? Que pilantras existem em todos os partidos e dos mais variados segmentos políticos *** Começou o troca-troca de candidatos a prefeitos no interior com as recentes prisões: Em Ji-Paraná, o vereador Mabel assumiu o Paço Urupá e disputa o pleito em novembro.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas