Porto Velho/RO, 25 Março 2024 22:54:47
Diário da Amazônia

Poucos municípios de Rondônia irão realizar carnaval este ano

Poucos municípios de Rondônia irão realizar carnaval este ano. Os noticiários dão conta que os prefeitos de Ariquemes e Ji Paraná..

A- A+

Publicado: 25/01/2019 às 09h40min

Poucos municípios de Rondônia irão realizar carnaval este ano. Os noticiários dão conta que os prefeitos de Ariquemes e Ji Paraná entre outros, não realizarão a folia de Momo, pelo menos com o apoio das prefeituras.

**********
Acontece que a maioria dos municípios de Rondônia não tem como tradição a realização de carnaval. Então praticamente ao anunciarem que não promoverão carnaval, só estão fazendo demagogia.

**********
Pelo que me consta, em Rondônia a brincadeira de carnaval só acontece em Porto Velho, Guajará Mirim, Rolim de Moura, e em Cacoal apenas nos clubes ou Selva Parque e Costa Marques que engloba os foliões de São Francisco.

*********
Escola de samba mesmo só existe em Porto Velho e como já foi bastante anunciado, não haverá o desfile este ano.

*********

Em Rolim de Moura existem duas escolas de samba cujo o último ano que desfilaram foi em 2012, de lá pra cá nenhum prefeito promoveu seus desfiles.

********
Em Costa Marques graças a boa vontade do Cliuson Torres e família Gonçalves a escola de samba Unidos do Guaporé desfile, mesmo sem contar com o apoio da prefeitura de Costa Marque como foi o caso do carnaval passado. Este ano o desfile está mantido, só não sabemos se com o apoio da prefeitura. Quem mais apoia o desfile da escola de samba de Costa Marques é o deputado Lebrão e a prefeitura de São Francisco. A escola desfila também em São Francisco.

*********
Já em Guajará Mirim o negócio são os blocos de rua que ha alguns anos já não vem se apresentando por falta de apoio, mesmo assim a turma não deixa de brincar carnaval.

*********
Então meus amigos, o anuncio da presidente da Fundação Cultural de Ji Paraná dizendo que a prefeitura não vai realizar o carnaval , não é novidade, isso vem acontecendo ha pelo me nos cinco anos. Só, que lá, tiveram a consciência de não dizer, que a verba que seria utilizada no carnaval, vai para a saúde, nada disso, em Ji Paraná o recurso da Cultura é administrado pela Concultural cuja presidente fez questão de dizer que o dinheiro servirá para a realização de apresentações culturais no Teatro Dominguinhos. Apresentações de festivais de dança, teatro, poesia, música etc.

********
No tempo que o hoje patrono do teatro, Dominguinhos era vivo, existiu uma escola de samba, Basta lembrara que Dominguinhos era cavaquinista e junto com o Bainha aqui de Porto Velho criaram a escola de samba Unidos do Guaporé (mesmo nome da escolas de Costa Marques). Eu mesmo participei de várias rodas de samba promovidas pelo Dominguinhos em Ji Paraná. O cara morreu e foi homenageado colocando seu nome no Teatro. E O Dominguinhos que era amantes do samba de escola de samba, nem la do céu conseguiu ver sua escola passar.

*********

É como diz o dito popular, “Cada um com o seu cada um”. Um dos cada Um de Porto Velho é o desfile das escolas de samba, como este ano foram suspensos por falta de apoio, O folião está se programando para assistir os desfiles das escolas de samba de Manaus. É dinheiro que vai embora e não é pouco!

*********
Por falar nisso, a Banda do Vai Quem Quer vai abirir uma campanha, convidando os foliões dos municípios que não realizar ão carnaval, para virem brincar na Banda no dia 2 de março.

*********
A campanha terá como mote: Venha brincar carnaval na Banda do Vai Quem Quer em Porto Velho e aproveite para curtir os demais blocos.

*********
Bem que o Departamento de Turismo da Semdestur poderia pegar essa dica a fazer campanha publicitária, convidando o folião do interior de estado a vir passar o Carnaval na Capital Porto Velho.

As agências de viagem bem poderia trabalhar o Pacote Carnaval em Porto Velho oferecendo passagem e estadia de sábado dia 2 de março, até terça-feira dia 5.

*********

Diz aí EUZÉBIO LOPES!



Deixe o seu comentário