Porto Velho/RO, 18 Março 2024 20:19:36
Diário da Amazônia

Praça Memorial dos Seringueiros é inaugurada em Porto Velho

  A Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Subsecretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), inaugurou na..

A- A+

Publicado: 09/11/2018 às 08h51min

 

A Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Subsecretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), inaugurou na manhã de ontem (quinta feira) a Praça Memorial dos Seringueiros.

********

Localizado no cruzamento das Avenidas Amazonas e Nações Unidas, no bairro Nossa Senhora das Graças, o monumento homenageia os pioneiros que, através da exploração do látex, desbravaram a Amazônia e ajudaram desenvolver a região, incluindo Porto Velho.

*********

Robson Damasceno Silva Júnior, titular da Sema, explica que a praça é uma grande deferência a todos aqueles que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento da Região Amazônica, em especial os seringueiros e suas esposas que trabalharam arduamente na coleta da seringa durante a II Guerra Mundial. “É mais um monumento que contribui para o resgate da história de Porto Velho”, salientou o secretário.

*********

Realmente a praça está muito bonita e resgata um espaço que estava abandonado, servindo de mictório e até de vaso sanitário para os desocupados.

 

**********

Por muitos anos aquele espaço foi ocupado por um bar chamado 360 Graus  que aos finais de semana colocava música (MPB) ao vivo e era bastante frequentado,. Depois que o Bar deixou de existir o espaço ficou abandonado.

 

**********

Até que agora a administração Hildon Chaves resolveu construir a praça em homenagem ao Soldado da Borracha. Nada mais justo do que homenagear esses heróis que lutaram na Segunda Guerra Mundial não com armar convencionais, não matando soldados inimigos nos chamados fronts, mas, produzindo o látex que era transformado em artefatos de borracha com o pneus para todo tipo de veículo, inclusive para “Tanques de Guerra”.

 

*********

O artista plástico escultor Bruno Alves de Souza foi feliz ao esculpir o a escultura AO SOLDADO DA BORRACHA.

 

********

E mais, não fosse a localização ser nas confluências das avenidas Nações Unidas, Amazonas e João Goulart local que merece toda a atenção de motoristas, pedestres e agora frequentadores da praça, seria o local ideal para momentos de meditação e até para se degustar a famosa saltenha do J Lima que fica bem em frente.

 

*********

Parabéns a equipe da prefeitura, que comandou a construção da praça, bem como os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo  leiaute do logradouro.

 

*********

Aí outro dia, li alguém criticando o monumento Ao Soldado da Borracha, dizendo que a escultura não tinha nada a ver com o SOLDADO DA BORRACHA.

 

********

Acho que a pessoa que criticou, deduziu que a escultura não representava o SERINGUEIRO. A pessoa chegou a postar que a escultura estava mais para o Gaúcho que para o Seringueiro.

 

********

Como já disse, a pessoa deve ter imaginado, pois a peça ficou até a inauguração da praça envolvida numa lona preta. N ão dava par saber o que realmente estava enrolado naquela lona.

 

********

Pelo amor de Deus. O Soldado da Borracha (Seringueiro) está muito bem retrato na escultura do Bruno Alves.

 

********

Ali, está o seringueiro abraçado a árvore “Seringueira” com a “Poronga” (lamparina) sob a cabeça e a famosa FACA de CORTAR SERINGA erguida, como se fosse o troféu da vitória no caso, representando o Fuzil ou a Metralhadora usada pelos soldados que lutaram na Itália.

 

********

 

Monumentos como o que foi inaugurado ontem contribuem e enriquecem a história do nosso rincão, valorizando nossos heróis nordestinos que vieram pra cá como se fossem e foram os principais defensores da Pátria Amada Brasil!

 

*********

 

Esperamos  que a população saiba preservar, não só o monumento ao Soldado da Borracha, mas  também, a praça como um todo.

 

*********

Valeu prefeito Hildon Chaves!



Deixe o seu comentário