Porto Velho/RO, 26 Março 2024 19:15:25
Diário da Amazônia

Prédio do Relógio abriga O gabinete do prefeito

A partir das 9 horas desta sexta feira 14 de junho de 2019, o histórico Prédio do Relógio passar a ser oficialmente, a sede da..

Por Silvio M. Santos
A- A+

Publicado: 13/06/2019 às 17h18min

A partir das 9 horas desta sexta feira 14 de junho de 2019, o histórico Prédio do Relógio passar a ser oficialmente, a sede da prefeitura do município de Porto Velho, o que quer dizer, que o prefeito Hildon Chaves passa a despachar e assinar os atos que dizem respeito a sua administração, naquele logradouro. É claro que o prefeito já vem despachando ali há alguns dias.

AS SEDES ADMINISTRATIVAS DA PREFEITURA

Quando o Major Guapindaia assumiu a prefeitura do recém criado, município de Porto Velho em 1915, montou seu gabinete num casarão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que ficava se fosse hoje, nas proximidades da Sede dos Correios.

No dia 15 de novembro de 1924, a sede da prefeitura passou para o prédio localizado a “Ladeira Comendador Centeno”, a rua José Bonifácio. Essa edificação foi adquirida pelo então prefeito Joaquim Augusto Tanajura.

O gabinete do prefeito funcionou ali durante 40 anos.

Em 1964 o prefeito de Porto Velho passa a despachar no prédio construído especificamente para abrigar o gabinete do prefeito, num terreno a rua D. Pedro II em frente a Catedral Sagrado Coração de Jeusus o prefeito era o advogado Odacir Soares.

O novo prédio de inicio foi batizado como Palácio 31 de Março depois o nome foi modificado para Palácio Tancredo Neves local onde até o mês de maio passado funcionou o gabinete do prefeito Hildon Chaves.

PRÉDIO DO RELÓGIO

Quando o prefeito Hildon Chaves assumiu a prefeitura de Porto Velho em seus primeiros meses de governo, solicitou ao IPHAN a cessão do prédio do relógio para ali montar seu gabinete.

HISTÓRIA

O Prédio do Relógio foi inaugurado na gestão do governador Joaquim de Araújo Lima e o diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré Doutor Ananias Ferreira de Andrade. O arquiteto carioca Armando Costa foi o autor do projeto que é baseado no formato de uma locomotiva.

Na parte mais alta da edificação (torre), foi instalado o relógio que por muitos anos serviu de alerta a população da cidade, pois, tocava um sino de 15 em 15 minutos.

Como o prédio nunca recebeu um nome, o povo o batizou como “Prédio do Relógio”.

O QUE VAI FUNCIONAR ALI

Além de toda a estrutura do gabinete do prefeito, ali estarão funcionando a partir das 9 horas de hoje: Secretaria Geral de Governo (SGG) e a Coordenadoria Municipal de Comunicação –Comdecom.



Deixe o seu comentário