Porto Velho/RO, 25 Março 2024 05:41:06
Diário da Amazônia

Prefeito de Colorado propõe união dos municípios em reunião da Aron

A Associação dos Prefeitos do Estado de Rondônia (Aron) realizou na quarta-feira, 26, no auditório do Ministério Público (MP) do..

A- A+

Publicado: 28/11/2014 às 15h40min

A Associação dos Prefeitos do Estado de Rondônia (Aron) realizou na quarta-feira, 26, no auditório do Ministério Público (MP) do município de Cerejeiras uma solenidade oficial da entidade no Cone Sul. Os chefes dos Executivos municipais compareceram em massa para discutir planos de ações de melhorias para as cidades rondonienses. O presidente da entidade, o prefeito do município de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, levantou os principais assuntos que seriam debatidos, entre eles, o fortalecimento de receita própria, políticas públicas de resíduos sólidos, além de programas federais e municipalismo.

O discurso que mais chamou a atenção foi do chefe do Executivo do município de Colorado do Oeste, município que fica cerca de 100 quilômetros de Vilhena, maior cidade do Cone Sul, Josemar Beatto (PSDC). Ele iniciou sua fala destacando que as cidades, de um modo geral, só irão conseguir alcançar os objetivos firmados em conjunto caso trabalhem de forma unida, e ao mesmo tempo ordeira. Ele chamou a atenção dos participantes quanto à necessidade de fortalecer o debate sobre as questões fiscais e econômicas que vêm dificultando o trabalho público nas pequenas cidades. Josemar garantiu que a cidade que administra vem sofrendo o reflexo da crise econômica registrada no Brasil, e opinou no sentido de que os prefeitos devem estar unidos para mostrarem força, principalmente para obter mais melhorias às pequenas cidades. Como exemplo o prefeito destacou a última conquista dos municípios junto à esfera federal, que foi a prorrogação do prazo estipulado para a implantação de planos municipais de resíduos sólidos. Beatto destacou que essa conquista irá reduzir os encargos pagos pelo contribuinte. O prefeito destacou que as cidades devem se unir para conquistarem o aumento de pelo menos 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) um rateio que o Governo Federal faz dos impostos arrecadados.



Deixe o seu comentário