Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:42:49
Diário da Amazônia

Prefeito e deputado eleito são presos, suspeita de fraude

Um prefeito e um deputado federal eleito foram detidos nesta quarta-feira (3), sob suspeita de fraudarem licitações públicas, em uma..

A- A+

Publicado: 03/12/2014 às 16h33min | Atualizado 26/04/2015 às 23h50min

Um prefeito e um deputado federal eleito foram detidos nesta quarta-feira (3), sob suspeita de fraudarem licitações públicas, em uma operação do Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual. Outras 12 pessoas foram detidas. O deputado eleito Lúcio Mosquini (PMDB), que é engenheiro, foi diretor do Departamento de Estradas de Rondônia. Ele deixou o cargo para concorrer à vaga de deputado, em 3 de junho.

Antes disso, prestou serviços para a construtora Instaladora Rondonorte, de propriedade do prefeito de Ouro Preto do Oeste (RO), Alex Testoni (PSD), que integra o consórcio suspeito de fraude. Segundo a promotoria, a fraude foi descoberta durante investigação na obra do Espaço Alternativo, uma área de lazer em construção entre as pistas de uma importante avenida de Porto Velho, contratada pelo DER. O Consórcio de Obras Centro Oeste, que venceu a licitação, receberia cerca de R$ 22 milhões pelo serviço.

Em outubro, o Tribunal de Contas obrigou o Estado a suspender o pagamento da obra, mas R$ 9 milhões já haviam sido pagos. O valor desviado pela quadrilha não foi divulgado. A Polícia Rodoviária Federal e o Comando de Operações Especiais da Polícia Militar cumpriram ainda 33 mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos e na sede de quatro construtoras, nas cidades de Ariquemes, Jarú, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná.

Em nota, a assessoria de Mosquini disse que ele está “surpreso” com a operação, batizada de Ludus, e que seus advogados buscam informações para pedir um habeas corpus para ele na Justiça.

“Na condição de diretor do DER, Lúcio Mosquini pautou sua gestão na transparência e ações dentro da legalidade”, diz ainda o documento.
Ao sair do IML, onde fez exame de corpo de delito nesta quarta, Testoni falou à imprensa. “Peço ao Judiciário que olhe com carinho as acusações que porventura estejam correndo contra a minha pessoa. Sempre preguei a moralidade com a coisa pública”, disse. Ele afirmou ainda que não “faz parte” do empreendimento Espaço Alternativo.



Deixe o seu comentário