Porto Velho/RO, 23 Março 2024 05:59:12
Diário da Amazônia

Prefeito lança o projeto Parceria Verde

No entorno do viaduto do Trevo do Roque serão plantadas 150 árvores e grama.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/10/2017 às 07h15min | Atualizado 18/10/2017 às 13h36min

Secretário Robson Damasceno explica detalhes do projeto ao prefeito Hildon Chaves

O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, lançou ontem, o projeto Parceria Verde, que integra o programa Cidade + Verde, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que prevê, entre outras coisas, o plantio de 250 mil mudas de árvores nas zonas rural e urbana. Na ocasião, o prefeito também assinou a Ordem de Serviço para o início da obra de paisagismo do viaduto do Trevo do Roque.

O Parceria Verde visa à melhoria do aspecto urbano da cidade com a arborização e paisagismo no trecho que vai da Faculdade de Rondônia (Faro) até a ponte do rio Madeira, no bairro Balsa. O projeto será executado por meio de Parceria Público Privada (PPP) com a participação dos empresários que têm seus empreendimentos localizados nesse trecho da BR-364.

Projeto vai melhorar aspecto urbano

No primeiro módulo do projeto será trabalhado o paisagismo no entorno do viaduto do Trevo do Roque. No local serão plantados seis mil metros quadrados de grama, 150 árvores de várias espécies e plantas ornamentais como a exória, também conhecida como ixora, que pode ser cultivada a pleno sol ou, no máximo, com sombra parcial de árvores maiores, mas de forma que ainda receba bastante sol.

“O objetivo principal do projeto é estabelecer parceria com os empresários do eixo da BR para que eles possam adotar os jardins em frente aos seus empreendimentos. A parceria já conta com o apoio e participação do Dnit, Madecom, Buriti Caminhões e o Atacadão. Para esse primeiro módulo a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo de trinta dias”, adiantou o subsecretário da Sema, Robson Damasceno.

Idealizador do projeto, o prefeito dr Hildon Chaves lembrou que a arborização urbana e o reflorestamento são fortes indutores do crescimento econômico e social. “Vamos dar, em médio tempo, uma sensação agradável a quem chega a cidade de Porto Velho. Essa arborização proporcionará a cidade inúmeros benefícios como estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população. Serão plantadas espécies coloridas que durante épocas do ano vão embelezar com várias cores a rodovia”, explicou o prefeito.

Doação de 20 mil mudas

O prefeito também determinou a abertura, na próxima segunda-feira (23), do calendário de doação de mudas. A meta é distribuir 20 mil mudas de espécies variadas para os munícipes que desejam plantar árvores em seu terreno. Já o produtor rural deverá se cadastrar na Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) para receber mudas frutíferas e nativas que podem ser usadas para produção comercial e para a recuperação de áreas degradas.

Hildon Chaves também lembrou que o Programa Cidade + Verde, além de estratégico para amenizar problemas ambientais adversos, trabalhará o planejamento da paisagem de Porto Velho, sendo importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico.



Deixe o seu comentário