Porto Velho/RO, 30 Março 2024 03:19:09
RONDÔNIA

Prefeitura busca soluções para ajudar no crescimento da cidade

No ambiente virtual o usuário poderá simular o cadastramento de processos, assim como a inserção de documentos e a tramitação

A- A+

Publicado: 29/05/2020 às 09h54min

Com a pandemia do novo coronavírus, a secretaria Municipal de Integração (Semi), que engloba as subsecretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve que se reorganizar para possibilitar ao cidadão a continuidade dos serviços por ela prestados. Álvaro Mendonça, titular da Semi, destaca que esse replanejamento ajudou para que Porto Velho não parasse, no que concerne aos processos de licenciamento ambiental e outras ações de responsabilidade da Semi.

Prefeitura busca soluções para ajudar no crescimento da cidade
(Divulgação)

“Muitos dos serviços, que já vínhamos trabalhando para que se tornassem virtuais passaram a estar nas plataformas on-line. Isso ajudou muito aqueles que, nesse momento, quiseram dar entrada ao processo de licenciamento”, disse ele.

O interessado no documento pode entrar no portal da Sema (www.sema.portovelho.ro.gov.br) e abaixo das notícias vai encontrar a barra ‘responsável técnico’ e nela o serviço de licenciamento.

“Nesse ambiente virtual, o usuário poderá simular o cadastramento de processos, assim como a inserção de documentos e a tramitação do processo nos setores da Sema. Preenchidas todas as etapas, a equipe de plantão do setor agendará a vistoria, seguindo todos cuidados recomendados nesse período de combate ao coronavírus. Colocamos à disposição o telefone 3229-1607 para dúvidas e informações. No site também foi disponibilizado material para auxiliar em todas as etapas do licenciamento ambiental on line”, pontuou.

O secretário pede que o cidadão portovelhense se mantenha otimista. “Ao término dessa pandemia, a capital de Rondônia, que tem muitas potencialidades, se reerguerá ainda mais forte. E estamos trabalhando para a agilidade dos serviços, para a desburocratização e informatização dos mesmos”, completou.

Ele acrescentou que a secretaria está em constante diálogo com demais secretarias e com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, em busca de soluções para que no pós pandemia, a cidade retome seu crescimento.

“Aprovamos na semana passada, inclusive, o Plano de Aplicação do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente, e nossa equipe já está trabalhando nas ações prioritárias que serão desenvolvidas com os recursos do Fundo. Sem falar que continuamos executando o Plano Municipal de Saneamento Básico. A previsão de entrega era junho, porém ele necessita de audiências públicas e reuniões comunitárias para ser validado. Enquanto não podemos concluir essa fase, estamos trabalhando com os relatórios e formulários de impressões da sociedade que foram preenchidos de forma virtual”, relatou.

Em relação à fiscalização ambiental, segundo Mendonça, os fiscais estão trabalhando em forma de escala. Todos os dias uma equipe está à disposição para apurar e atender às denúncias. Foram disponibilizados o telefone 0800 647 1320 e o whatsapp 98423-4092. Nesse período as visitações aos parques estão suspensas, realizando reformas na parte elétrica, hidráulica e estrutural e pequenas obras de melhorias, com implantação de acessibilidade, bebedouros etc.

A Semdestur, está dando o suporte para quem busca vaga no mercado de trabalho e para aqueles que buscam o auxílio do seguro-desemprego. A equipe, por meio de telefone, e-mail e site, continua fazendo a captação de vagas juntos as empresas e realizando os devidos encaminhamentos dos candidatos para as entrevistas. Já quanto ao seguro, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, é possível dar entrada no benefício com muita facilidade. Através do whatsapp 9 8473-7437, são sanadas todas as dúvidas.

 

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário