Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:53:28
Diário da Amazônia

Prefeitura de Candeias do Jamari decreta toque de recolher durante a noite

Ordem municipal entrou em vigor nesta terça-feira (12) e durará 15 dias com possibilidade de prorrogação enquanto ocorrer estado de calamida

A- A+

Publicado: 13/05/2020 às 10h27min | Atualizado 13/05/2020 às 10h28min

Prefeitura de Candeias do Jamari alterou decreto e determinou toque de recolher na região. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Candeias do Jamari

A Prefeitura de Candeias do Jamari, região metropolitana de Porto Velho, endureceu as medidas de restrição para combater a disseminação do novo coronavírus e decretou toque de recolher.

A determinação passa a valer nesta terça-feira (12) e é valida por 15 dias. Também há possibilidade de prorrogação desde que continue estado de calamidade pública.

Agora, os moradores estarão obrigados ao confinamento domiciliar das 21h30 até as 5h. O novo decreto 4.861 foi editado na segunda-feira (11) pelo prefeito Lucivaldo Fabrício de Melo e a medida é para evitar aglomeração nas ruas.

Confira o decreto na íntegra aqui

A exceção do toque de recolher em Candeias é:

  • aos trabalhadores que prestem serviços ligados à saúde emergencial, como hospitais, farmácias e respectivos entregadores;
  • ao que necessite sair de seu domicílio em busca de atendimento emergencial de saúde ou aquisição de item de saúde emergencial;
  • ao servidor público e prestador de serviço público essencial e emergencial ou que não pode ser desenvolvido em outro horário, bem como em qualquer outro caso de necessidade pública;
  • ao funcionário privado que necessite se locomover do ou para o seu trabalho, desde que este não possa ser desenvolvido em outro período, ou seja, essencial, assim considerado o que envolva o fornecimento de alimentos, itens de higiene ou saúde (delivery).

Ainda conforme a ordem municipal, as pessoas a partir de 60 anos, que sejam portadoras de doenças crônicas, cardiovasculares, diabéticas ou com saúde debilitada poderão sair de casa apenas para atividades essenciais que envolvam saúde e por curto período de tempo.

O transporte coletivo na região se estende até às 22h. Com isso, os ônibus deverão circular com os vidros abertos ou, do contrário, manter o ar condicionado limpo e sem uso de recirculação de ar.

O prefeito cita ainda que os veículos deverão ser higienizados com álcool 70% assim que chegarem ao terminar e circular sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados.

Candeias do Jamari tem 10 diagnósticos positivos de Covid-19, segundo balanço que consta no boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de segunda-feira (11). Rondônia já acumula quase 1,4 mil casos confirmados do novo coronavírus e 47 mortes.

G1



Deixe o seu comentário