Porto Velho/RO, 22 Março 2024 20:03:18
Diário da Amazônia

Prefeitura de Ji-Paraná reforça orientações sobre Coronavírus

Com a confirmação de um caso de Coronavirus no Brasil,  a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa),..

A- A+

Publicado: 28/02/2020 às 08h15min

Com a confirmação de um caso de Coronavirus no Brasil,  a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa),  está reforçando as orientações junto à população quanto aos cuidados que devem ser tomados para reduzir ao máximo o risco de contaminação.

Com a estratégia de precaução, a Semusa iniciará a divulgação de uma campanha informativa junto aos veículos de imprensa e redes sociais para que a população tome alguns cuidados importantes e necessários.

Outra ação será realizada junto aos alunos e professores da rede municipal de ensino, visando a conscientização quanto aos cuidados para prevenção e combate ao novo Coronavírus. Todos os professores e alunos receberão palestras e material informativo.

Para a prevenção é importante lavar as mãos várias vezes ao dia com muita água e sabão ou solução alcoólica, principalmente antes de consumir alimentos; ao utilizar lenço descartável para higiene nasal, descartá-lo imediatamente; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar grandes aglomerações; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doenças respiratórias.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Papa, toda a equipe de vigilância epidemiológica de Ji-Paraná já recebeu orientações e treinamentos para atender eventuais  casos suspeitos, e uma ala do hospital municipal está preparada para esse tipo de atendimento, caso seja, necessário.

O vírus foi identificado recentemente como uma mutação, ele causa infecções respiratórias, podendo levar a morte. Os sintomas são principalmente febre e dificuldade respiratória, tosse constante. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, pelo ar, espirro ou contato próximo com paciente infectado.



Deixe o seu comentário