Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:24:56
SAÚDE

Prefeitura de Porto Velho garante atendimento de saúde indígena

Mesmo que a saúde indígena seja da competência do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho vem fornecendo..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/11/2019 às 14h30min

Foto: divulgação

Mesmo que a saúde indígena seja da competência do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho vem fornecendo assistência aos índios.

Essa assistência é prestada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde que é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta da Sesai é implantar o modelo de gestão e de atenção no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o SUS (SasiSUS), descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, mesmo que os povos indígenas possuem esse atendimento específico, os mesmos são atendidos normalmente nas unidades de saúde, caso precisem.

“Nossas unidades de saúde na Ponta do Abunã contam com o mesmo atendimento que é oferecido na zona urbana de Porto Velho. Entregamos ambulâncias para todas as unidades de saúde da Ponta do Abunã, estamos viabilizando novos equipamentos e vamos realizar reformas em unidades de saúde da região”, informou a secretária, acrescentando que a gestão Hildon Chaves vem investindo em melhorias para as unidades de saúde da saúde da zona urbana e rural, inclusive na região da Ponta do Abunã.



Deixe o seu comentário