Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:52:20
Ji-Paraná

Prefeitura faz demarcação em área de preservação permanente

A demarcação faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Água

A- A+

Publicado: 23/03/2017 às 07h39min

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), demarcou, nesta última quarta-feira (22), uma Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Park Amazonas, primeiro distrito da cidade. A demarcação faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Água.

Técnicos da Semeia instalaram placas informando que o local de três hectares é uma área de preservação, protegida por leis federais e pelo Código Ambiental Municipal. É crime ambiental ocupar, desmatar e jogar lixo, sob pena de ser multado.

Além da demarcação foram plantadas várias mudas de árvores nativas como cedro, seringueira e cerejeira, em parceria com profissionais da área, acadêmicos de ciências biológicas da Ulbra. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Reinaldo Pereira, a intenção é proteger uma importante nascente localizada na área de preservação.

“Nós estamos fazendo várias atividades no decorrer desta semana para alertar a população sobre a necessidade de preservar esse bem precioso. Água é fonte de vida, por isso temos que cuidar das nossas nascentes para as futuras gerações”, disse o secretário Reinaldo.

O vereador Lorenil Gomes que está acompanhando as ações voltadas á preservação do meio ambiente, ressaltou que teve no ano passado projeto de lei aprovado pelo Legislativo, estabelecendo que o município incentive e crie mecanismos de reflorestamento e arborização na cidade. Outro projeto do vereador estabelece que as concessionárias de veículos, instaladas na cidade, plante arvores nativas ou frutíferas na mesma proporção de carros novos vendidos.

COLABORAÇÃO (mais…)

A ação contou com a colaboração dos moradores que também estão ajudando a preservar plantando árvores frutíferas e vigiando para que o local não seja desmatado. Segundo a assessora técnica da Semeia, Meire Zanettin, a colaboração da comunidade é imprescindível para que além das árvores, a fauna também fique protegida, mesmo na área urbana.

“Temos uma fauna muito rica aqui, animais que a gente não encontra em qualquer vegetação. Já vimos macacos, lobinhos e diversas aves circulando na área. Esse lugar tem que ser preservado para manter a qualidade da água da nascente e a fauna”, explicou a Meire Zanettin.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), a Prefeitura do Município de Ji-Paraná, demarcou nesta quarta-feira (22) uma Área de Preservação Permanente (APP), no Park Amazonas, Primeiro Distrito da cidade. A demarcação faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Água. Técnicos da Semeia instalaram placas informando que o local, de três hectares, é uma área de preservação, protegida por leis federais e pelo Código Ambiental Municipal. É crime ambiental ocupar, desmatar e jogar lixo, sob pena de ser multado. Além da demarcação, acadêmicos de ciências biológicas da Ulbra, em parceria com profissionais da área, plantaram várias mudas de árvores nativas, como cedro, seringueira e cerejeira. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Reinaldo Pereira, a intenção é proteger uma importante nascente localizada na área de preservação. Reinaldo disse: “Nós estamos fazendo várias atividades no decorrer desta semana para alertar a população sobre a necessidade de preservar esse bem precioso. Água é fonte de vida, por isso temos que cuidar das nossas nascentes para as futuras gerações”. Segundo a assessora técnica da Semeia, Meire Zanettin, a colaboração da comunidade é imprescindível para que além das árvores, a fauna também fique protegida, mesmo na área urbana. Meire explicou: “Temos uma fauna muito rica aqui, animais que a gente não encontra em qualquer vegetação. Já vimos macacos, lobinhos e diversas aves circulando na área. Esse lugar tem que ser preservado para manter a qualidade da água da nascente e a fauna”.



Deixe o seu comentário



Mais sobre Ji-Paraná