Porto Velho/RO, 29 Março 2024 10:59:29
Diário da Amazônia

Prefeitura quer a abertura de mais agroindústrias

O Executivo Municipal tem incentivado a implantação de novas unidades.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 30/01/2019 às 10h22min

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre como abrir uma agroindústria, a prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) e Departamento de Vigilância Sanitária, realizou uma palestra para pequenos produtores rurais e empreendedores.

A capacitação foi oferecida ontem (29), no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná. – Foto: Divulgação

A capacitação foi oferecida na última terça-feira (29), no plenário da Câmara Municipal. O evento reuniu pessoas que tem interesse em diversificar a renda, regularizar a produção ou iniciar o processo de criação de uma pequena indústria. Participaram agricultores de Ji-Paraná e Mirante da Serra.

Entre os temas abordados estavam documentação exigida, abatedouros, especificidades da agroindústria de peixe, leite, carnes, embutidos, polpa de frutas, pães, doces e biscoitos e a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e alvará ambiental.

A principal preocupação com todas essas exigências é garantir a qualidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias. Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 200 doenças provocadas pelo alimento manipulado de maneira incorreta, contaminado por bactérias.

Um dos palestrantes foi o zootecnista da Vigilância Sanitária de Ji-Paraná, Luiz Carlos Morgado. Ele orientou os empreendedores sobre o Manual de Boas Práticas necessário para o funcionamento da agroindústria. “É um conjunto de medidas que visam evitar a contaminação dos alimentos. Por isso, é necessário um bom controle de pragas, trabalhadores uniformizados e com carteira de saúde em dia, boa qualidade da água utilizada, entre outras informações importantes. Caso o empreendedor tenha alguma dúvida, estamos à disposição na Vigilância Sanitária”, disse.

Para o médico veterinário da Semagri, Henrique Carvalho, a implantação de agroindústrias representa além de uma ótima oportunidade de negócio, a valorização da produção agrícola e pecuária da região, o fortalecimento da cadeia produtiva local e a certeza de oferta de alimentos de qualidade para os consumidores, seguindo padrões de normas e aplicações voltadas às boas práticas de fabricação, embalagem e armazenamento dos produtos.

O engenheiro agrônomo Linduarte de Almeida Neto, explicou sobre necessidade da licença ambiental do empreendimento. “A ideia é que a agroindústria produza sem agredir o meio ambiental. Para isso é necessário que seja feito um Plano de Controle Ambiental. Todos os resíduos produzidos precisam ter uma destinação correta”, explicou.

Em Ji-Paraná estão registradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, 34 agroindústrias como laticínios, abatedouros, fábrica de embutidos, panificação, polpa de frutas, beneficiamento de mandioca. A intenção da prefeitura é que esse número aumente este ano.



Deixe o seu comentário