Porto Velho/RO, 23 Março 2024 17:29:56
PLANTÃO DE POLÍCIA

Prefeitura realiza apreensão de pipas com linhas com cerol

Material apreendido pelos fiscais da Prefeitura no último dia 23.

Por Gazeta Central
A- A+

Publicado: 06/03/2019 às 12h03min

A prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, vem intensificando as ações de fiscalização no combate à soltura de pipas próximas à rede elétrica e com linhas chilena e de cerol na área urbana do Município.

As ações vêm sendo realizadas nos finais de semanas, dias em que a atividade reúne um grande número de pessoas, entre elas crianças e até mesmo adultos. A maioria utiliza linhas com material cortante e próximo à rede elétrica.

Os fiscais que vêm cumprindo o que determina o Decreto 6.603, de 04 de fevereiro, inicialmente estão apenas realizando a apreensão das pipas, linhas e demais apetrechos, que estão sendo levadas para o depósito da Prefeitura. Nos casos onde ocorrerem a reincidência, os infratores serão multados em até um salário mínimo. No caso de menores de idade, a multa será para os pais e ou responsáveis.

Quando for constatado perigo para a vida ou saúde de outra pessoa, em decorrência de soltura de pipas com cerol ou linha chilena, haverá enquadramento no Artigo 132 do Código Penal, e o material será apreendido e apresentado na delegacia de Polícia Civil.

A medida busca evitar acidentes que possam vitimar ciclistas e motociclistas que transitam próximo aos locais onde é realizada a soltura de pipas com linhas contendo materiais cortantes. Existe também risco de curto-circuito nas redes elétricas, que pode até eletrocutar e levar à morte quem esteja soltando a pipa.

Além da legislação municipal, o Decreto 6.603/2018, que proíbe a soltura de pipas com cerol na área urbana, bem como a comercialização do cerol, também existe na legislação estadual, a Lei 1.391, de 15 de setembro de 2004, que proíbe a comercialização e o uso de cerol no âmbito estadual.



Deixe o seu comentário