Porto Velho/RO, 29 Abril 2021 13:50:35
Geral

Prefeitura realiza pesquisa para identificar demandas dos ciclistas

Informações também servirão como subsídio na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Por Redação / Diário da Amazônia
A-A+

Publicado: 29/04/2021 às 13h34min | Atualizado 29/04/2021 às 13h50min

Produção

A prefeitura de Porto Velho quer saber quais são os trechos mais utilizados por quem anda de bicicleta, a frequência, os dias da semana, os horários, os principais problemas enfrentados por ciclistas nas vias públicas. A equipe do Diário da Amazônia conversou com o secretário da Semtran, Ronaldo Flôres Corrêa, que explicou que através de uma pesquisa serão identificadas as necessidades dos ciclistas da capital.

De acordo com o secretário, as informações também servirão como subsídio na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que já está em andamento. “Lançamos na internet para descobrir qual é o perfil do ciclista de Porto Velho. Essa pesquisa está disponível no site para a gente saber se o ciclista usa a bicicleta para esporte, trabalho, lazer ou atividade física. E qual é o local que ele se desloca usando a ciclovia. Nós já temos informações preliminares que o grande percentual de ciclista está na zona norte para o centro e o maior número é aqueles que praticam atividade física”, disse Corrêa.

O secretário destacou que já existe um projeto de ciclovias e ciclofaixas em Porto Velho para melhorar o trânsito. “Hoje nós já temos construídos e precisa de revitalização uma ciclovia na Mamoré até a Vieira Caúla”, disse o secretário.

Segundo ele estão sendo desenvolvidos outros estudos, na Avenida Rio Madeira, Imigrantes até o Parque Natural. O objetivo das pesquisas é promover um mapa cicloviário que consiga interligar os bairros e facilitar as rotas daqueles que praticam esporte.

“Temos uma grande dificuldade de interligar a zona sul ao centro. Porque as ruas não têm espaço para nenhuma ciclovia, estamos estudando, mas é muito difícil conseguir fazer a ciclovia na zona sul. Porto Velho é uma cidade não planejada, isso trouxe a dificuldade atual. Isso requer esforço do gestor público para que ele possa trazer a solução”, disse.

Para participar, basta o ciclista acessar o site da prefeitura de Porto Velho e preencher um formulário.



Deixe o seu comentário