Porto Velho/RO, 29 Março 2024 15:19:35
Diário da Amazônia

Prefeitura recebe sementes para recuperar áreas degradadas

As sementes serão plantadas no Viveiro Municipal da Prefeitura e, nos próximos meses, serão distribuídas para produtores rurais

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 27/05/2019 às 12h23min

Com o objetivo de produzir mudas para a recuperação de áreas degradadas na área rural de Ji-Paraná, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), repassou 99 quilos de sementes para Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Após a distribuição, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende fazer um acompanhamento dos locais recuperados com o plantio de mudas. – Foto: Divulgação

As sementes serão plantadas no Viveiro Municipal da Prefeitura e, nos próximos meses, quando as mudas estiverem  no tamanho adequado, serão distribuídas para produtores rurais do município. Dentre as sementes entregues, estão diversas espécies como ipê roxo, angelim saia, jatobá, teca, jenipapo, cajá manga, seringueira e buriti.

De acordo com a secretária municipal de meio ambiente, Kátia Casula, o objetivo é subsidiar o projeto recuperar, que visa a proteção e recuperação das áreas degradadas de preservação permanente e reserva legal. Daqui uns seis meses as mudas estarão prontas para o plantio, exatamente num período onde começam as chuvas.

“Sabemos que existem muitas áreas que precisam ser recuperadas, principalmente as nascentes. Nós precisamos desse esforço para que tenhamos água, principalmente no período da estiagem. Os produtores estão percebendo essa urgência em recuperar para manter a água para as plantações e animais na propriedade. Temos muitos exemplos de lugares onde foi feito o plantio e em dois anos já estão reaparecendo nascentes” explicou Kátia Casula.

Após a distribuição, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende fazer um acompanhamento dos locais recuperados com o plantio de mudas.

“Estamos contribuindo com os produtores que precisam cumprir com o termo assinado com a Sedam, durante a análise do Cadastro Ambiental Rural, exigido por lei. Se tiver áreas degradadas na propriedade, é estipulado um prazo para fazer a recuperação. Agora eles terão onde buscar as sementes. Com esta ação todos ganham”, finalizou a secretária.



Deixe o seu comentário