Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:34:50
Diário da Amazônia

Prefeituras terão mais 4 anos para acabar com os lixões

As prefeituras terão mais quatro anos para colocar fim aos lixões, criando aterros sanitários, segundo emenda incluída no texto da MP..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 11/10/2014 às 13h13min

A Medida Provisória precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado

A Medida Provisória precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado

As prefeituras terão mais quatro anos para colocar fim aos lixões, criando aterros sanitários, segundo emenda incluída no texto da MP (Medida Provisória) 651, em tramitação no Congresso. O prazo para que os municípios se adequassem à Lei de Resíduos Sólidos, promulgada em 2010, terminou em agosto deste ano.

Boa parte das prefeituras, contudo, não seguiu as determinações. A lei prevê multa e até prisão aos prefeitos no caso de descumprimento.
A emenda que permite o alongamento do prazo foi incluída nesta quinta-feira (9) numa errata, publicada após a aprovação da proposta de conversão da MP em lei pela Comissão Mista criada para apreciá-la. O texto estabelece que as prefeituras tenham até 2018 para implantar a “disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”.

Também houve alteração no artigo que previa o bloqueio do acesso a recursos e financiamentos da União por Estados e municípios sem plano de resíduos sólidos formulados.

Desde 2012, tal condição já poderia ser exigida na liberação de recursos. Agora, somente a partir de 2016. A MP tem de ser apreciada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado até o dia 6 de novembro ou perderá a validade. O texto traz alterações na tributação de operações na Bolsa, estabelece créditos tributários a exportadores e prevê novo prazo para adesão ao Refis (programa de parcelamento de débitos com a União), entre outras determinações.

LIXÕES NA ATIVA

O governo já vinha acenando com a flexibilização das punições às prefeituras que não haviam cumprido as exigências da lei. (FP)



Deixe o seu comentário