Porto Velho/RO, 26 Março 2024 00:40:46
Diário da Amazônia

Presidente de Câmara é preso e casa de prefeito é alvo de buscas

Operações investigam crimes contra a administração pública. Pelo menos sete mandados de prisão foram expedidos.

Por Redação/G1
A- A+

Publicado: 10/05/2019 às 13h50min

O Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil deram início à segunda fase da operação “Fiel da Balança”, em Quixadá, no Ceará, e à operação “Casa de Palha”, na última semana. Ambas investigam crimes contra a administração pública. Pelo menos sete mandados de prisão foram expedidos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Ivan Benício de Sá, conhecido como “Ivan Construções”, foi preso e afastado das funções por 180 dias. A servidora da Câmara Paula Renata Bento Bernardo também foi afastada do cargo. A Câmara municipal não quis falar sobre o assunto.

Além disso, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Ilário Marques, onde também vive o genro Milton Xavier Dias Neto, conhecido por “Neto Dias”, um dos alvos na segunda fase da “Fiel da Balança”. Contra ele foi expedido um mandado de prisão temporária.

A prefeitura informou que Marques exerce as funções normalmente nesta quarta. Em nota, disse que está “tranquila sobre a normalidade dos trâmites dos processos licitatórios e vem colaborando com as investigações no sentido de garantir a transparência e lisura do fazer público. A operação não envolve secretários, servidores e nem a pessoa do prefeito municipal. A agenda de trabalho da gestão continua sendo desenvolvida normalmente”, afirmou.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, de prisão e de afastamento das funções públicas em Quixadá, Capistrano e Fortaleza.

“Casa de Palha”

Além das residências dos alvos da operação, a polícia investigou a sede de construtoras envolvidas em processos licitatórios da Prefeitura de Quixadá. A operação “Casa de Palha” aponta existência de crimes de fraude em licitações, peculato e outro ilícitos ligados à realização de obras de engenharia no município.

“Fiel da Balança”

A primeira fase da operação “Fiel da Balança” ocorreu em agosto de 2018, com objetivo de combater crimes de falsidade e desvio de dinheiro público relativos ao serviço de coleta de resíduos sólidos em Quixadá. Na época, o prefeito e secretários do município foram afastados. Em novembro do ano passado, Marques retornou ao cargo.



Deixe o seu comentário