Porto Velho/RO, 28 Março 2024 00:06:21

Política &

coluna

Publicado: 26/09/2018 às 07h37min

A- A+

Presidente do PT discordou do recuo do candidato Haddad

FRASE DO DIA: “Ao simular desconhecimento, Alckmin reforça a impressão de que, em política, o pior cego é o surdo, que se recusa a..

FRASE DO DIA:

“Ao simular desconhecimento, Alckmin reforça a impressão de que, em política, o pior cego é o surdo, que se recusa a ouvir”. – Jornalista Josias de Souza sobre os escorpiões tucanos

1-Eleição cítrica

Pelo andar da mula veia, a eleição deste ano se dará entre um laranja e um limão. Convenhamos que nenhum dos dois serve aos propósitos do Brasil. Do laranja ficará apenas e mais uma vez a casca e o bagaço como da outra vez já que o dono do suco é que dá as ordens e o destino. Sobra o limão azedo e desconhecido e a aposta dos bolsonaristas é que do limão pode sair a caipirinha para embebedar a todos por quatro anos. Entre a dúvida com a laranja maléfica e o limão travoso, iremos às urnas com a certeza dos bois quando vão para o abate: nós vamos morrer de novo!

2-A morte da terceira via

Gorou a reunião entre candidatos de centro, proposta pelo jurista Miguel Reale Junior. Dos quatro convidados dois – Marina e Meireles – refugaram após a divulgação das pesquisas que mostraram Alckmin patinando. Alckmin e Alvaro Dias ficaram para ajudar a apagar a luz da sala. Ciro não foi chamado já que havia rejeitado a proposta de união em torno do Alckmin, feita por FHC, dizendo: “é mais fácil boi voar de costas” – e Amoedo recusou o convite feito de pronto. Um sonho desfeito.

3-Guera de pesquisas I

Enquanto os tradicionais institutos de pesquisas mostram resultados muito próximos, dentro da tal margem de erro, a pesquisa da FSB feita com metodologia diferente, – telefone – encomendada pelo Banco BTG Pactual revela outros números. Pela FSB Bolsonaro tem 33% e Haddad salta a 23%. Ciro está em terceiro com 10% Em eventual segundo turno Bolsonaro só vence Marina e empata com os restantes. Sobre a rejeição, Marina dispara com 60% e Bolsonaro empata com Haddad, Eymael e Meireles todos com 48%. Ciro e Alckmin tem 47%. A pesquisa está aqui.  

.4-Guerra de pesquisas II

Novo relatório da consultoria Eurasia, a maior consultoria de risco político do mundo aponta vitória de Bolsonaro sobre Haddad no segundo turno, com 55% dos votos. Já para Ibope, na pesquisa divulgada ontem, a aposta é de vitória do petista com 43%. Na marcha seguida pelo próprio Ibope, na pesquisa anterior indicava um empate entre os candidatos. Para a Eurásia, a rápida melhora do estado de saúde de Bolsonaro aumenta suas chances. Há mais um fator, o mercado é mais reticente a Haddad e as recentes intervenções de Bolsonaro falando – ele mesmo – sobre CPMF e a economia defizeram o medo do boi da cara preta, o que se percebe também entre eleitores.

5-Um cidadão acima da lei

A presidente do PT discordou do recuo do candidato Haddad sobre o indulto do “redivivo”: “Eu não veria problema nenhum em o presidente eleito dar indulto ao presidente Lula. É absolutamente normal. Mas nós vamos respeitar a decisão do presidente. Se ele não quer, nós vamos aceitar. Mas não haveria problema nenhum em fazê-lo.” E mais, “indulto é uma previsão constitucional e ele tem que ser colocado em liberdade o mais cedo possível”. Já pensou se a moda pega?

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.