Porto Velho/RO, 27 Março 2024 03:00:14
Diário da Amazônia

Pressão & Cessão

Pressionado por deputados e senadores, os ministros do Palácio do Planalto deverão confirmar nos próximos dias o aval para a primeira..

A- A+

Publicado: 09/03/2019 às 13h02min | Atualizado 09/03/2019 às 13h03min

Pressionado por deputados e senadores, os ministros do Palácio do Planalto deverão confirmar nos próximos dias o aval para a primeira revisão no texto da reforma da Previdência em tramitação na Câmara Federal. Será no ponto que trata do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago para pessoas com deficiência, sem limite de idade, e idosos, a partir de 65 anos, no valor de um salário mínimo – atualmente em R$ 998.

Como está

Na PEC da reforma (6/2019), o Governo eleva de 65 para 70 anos a idade para concessão do benefício integral (1 salário mínimo) e cria nova faixa de beneficiários.

Campo grita

As possíveis mudanças no texto ainda estão em discussão, mas deve prevalecer a defesa dos parlamentares pela a manutenção das atuais regras do BPC.

Caindo

Na semana em homenagem às mulheres, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, merece um prêmio no pomar. Nunca um fazendeiro plantou tantas laranjas.

Democracia & Direita

Em meio às polêmicas declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre democracia & Forças Armadas, a Câmara realiza na quarta sessão solene em homenagem aos Movimentos Democráticos de Direita. Pedido da novata Carla Zambelli (PSL-SP).

Porta voz 2.0

O vice-presidente Hamilton Mourão é o antagônico a Bolsonaro no quesito imprensa. Fala diariamente, e bem, com todos os veículos que o procuram. Há fila de dezenas na porta. Na quinta, concedeu entrevista em inglês para o Financial Times.

Banco Central

Além da reforma da Previdência, o Governo cobra dos líderes na Câmara e no Senado pressa no alinhamento da base para aprovar outros projetos considerados “prioritários” para o Planalto. Entre eles, os que tratam da autonomia do Banco Central.

Dois lados

Na Câmara, o PLP 32/2003, de autoria do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), prevê que o presidente e diretores do BC tenham mandato fixo e não coincidente com o do presidente da República. Está pronto para votação no plenário da Casa. Já no Senado, tramita o PLP 19/2019, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), com teor semelhante. A autonomia do BC é uma das prioridades para os 100 primeiros dias do Governo.

Reforma pra valer

Projeto de Lei Complementar 36/19 do senador José Medeiros (Pode-MT), impede condenados pela Ficha Limpa a se candidatarem mesmo anistiados ou indultados. É válido, porque a atual Lei da Ficha não prevê essa restrição.

Barragens

Deputados da comissão externa da Câmara que apuram causas do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, defendem criação de fundo e outras formas de garantia de recursos para a reparação de danos em caso de desastres.

Força tarefa

O debate envolve o MP, representantes do Conselho de Seguros Privados, da Superintendência de Seguros Privados e da Associação Internacional de Direito de Seguros. Para o coordenador da comissão, deputado Zé Silva (SD-MG), a prioridade do fundo seria acelerar ressarcimento de vítimas e cobrir despesas com resgaste.

ESPLANADEIRA

Os turistas que sobem e descem no Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro são presenteados com wifi de alta qualidade para enviar ou registrar suas selfies e vídeos. A rede gratuita é parceria da TIM com a empresa que opera o ponto turístico.



Deixe o seu comentário