Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:14:05

Editorial

coluna

Publicado: 28/03/2019 às 06h18min

A- A+

Previdência e recuperação fiscal na conta dos governadores

O governo federal achou um jeito de envolver os governadores na captação de votos para a reforma da Previdência. Condicionou a soma de..

O governo federal achou um jeito de envolver os governadores na captação de votos para a reforma da Previdência. Condicionou a soma de votos no Congresso Nacional, a ajuda aos estados, por meio do plano de recuperação fiscal e do projeto de auxilio ao combate à criminalidade. O ministro Paulo Guedes mostrou uma conta ‘astronômica´e assustou a todos dizendo que o rombo impede qualquer investimento.

Desde que o projeto de reforma da Previdência chegou na Câmara dos Deputados, o governo iniciou uma jornada de busca de votos. Como as medidas não são nada populares e mexerá no bolso da grande massa, até aliados demonstraram desconforto em manifestar apoio. O mal estar foi pior quando chegou ao conhecimento público a proposta oferecida aos militares e outras categorias especiais com as contas bem divergentes.

Captar votos para aprovação desse tipo de projeto tem um preço. Para a conta ficar mais amena no tradicional jogo do  toma lá, dá cá, foi feita a articulação com os governadores aliados para que ajudassem nessa busca de votos junto as suas bancadas. Sabendo do preço, os governadores se fizeram de desentendidos e seguiram suas vidas sem os comprometimentos com os parlamentares.

Dessa vez parece que o engajamento vai dar certo, ou pelo menos disseram que fariam a garimpagem de votos em favor da aprovação. No encontro realizado no Palácio do Jaburu, em Brasília, na quarta-feira,pelo menos diante da mesa, os governadores fizeram o compromisso de fechar a conta da votação favoráveis à aprovação da reforma.

Em troca, o governo Bolsonaro prometeu enviar em até 30 dias o plano de recuperação fiscal dos estados, incluindo medidas que favoreçam as privatizações e divisão de aspectos de cessão onerosa de recursos da exploração de petróleo e outros filões que interessam aos governos estaduais para aumentar os saldos positivos de seus caixas, enxugar a máquina pública e se livrarem de passivos mostruosos e crescem sem parar.

Agora é ver como se comportarão os parlamentares (deputados e senadores) que devem fechar ou não apoio com os seus governadores. Serão uns três meses em que novos governadores terão que mostrar habilidade política para negociar.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas