Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:48:41

Política &

coluna

Publicado: 20/11/2018 às 10h42min

A- A+

Primeiro os médicos brasileiros com CRM obtido no Brasil

FRASE DO DIA: “Não obstante a elevada Poderes” – Ministro Dias Toffoli 1-Emergência médica Sai hoje o edital para a contratação..

FRASE DO DIA:

“Não obstante a elevada Poderes” – Ministro Dias Toffoli

1-Emergência médica

Sai hoje o edital para a contratação de médicos nas vagas dos profissionais cubanos. Primeiro os médicos brasileiros com CRM obtido no Brasil. Depois médicos brasileiros formados no exterior que são entre 15 a 20 mil. A idéia é fazer já. Para o ministro Ochi as vagas serão ocupadas, apesar do desinteresse dos brasileiros na última chamada.  “Acredito que sim, até porque, no último edital que fizemos no ano passado, tivemos mais de 20 mil inscritos. Como não foram para os lugares indicados, fizemos segunda chamada para o médico estrangeiro”. A crise é mãe da oportunidade e surgiu uma …

2-Falando a minha língua

Gilberto Occhi vai sugerir à equipe de transição a substituição de cubanos por médicos formados com recursos do Fies. O tema foi analisado por técnicos e deve ser agora debatido em nível político. Ele não detalhou a proposta que será apresentada à equipe do Bolsonaro. O Fies é um fundo de financiamento para estudantes de baixa renda. Um período depois de formados, os estudantes passam a pagar as mensalidades em valores que variam de acordo com a negociação prévia feita no momento da matrícula.

2-Ajustando a fala e a mira   

A diretora-geral da Rede Globo, Marluce Dias da Silva, defendeu ontem que empresas de comunicação brasileiras tenham o direito de abrir seu capital. Para ela, essa é uma forma mais barata de as empresas brasileiras se financiarem do que se o fizerem por meio dos bancos. Assim, diz ela, as empresas terão condições de competir com o capital estrangeiro. Quem tem bolso tem medo e com Bolsonaro tendo a chave do BNDES, prometendo cortar a verba oficial, a Globo vai ter que “se virar nos 30”.

4-Enquanto isso na ALE…

 

O que tem de deputado estadual mudando “as idéia” depois de uma conversa até altas horas e de uma noite de sono atribulado não está escrito. Os novos que chegam à Ale se estão “buiados”, montados na grana já querem sentar na frente e na janela, onde os mais velhos já estão aboletados. O papo rola solto, cada um busca seu espaço e as malas vão sendo postas no bagageiro. A viagem é longa e falta muito para a eleição.

5-De capitão para capitão

E saiu o nome do nono ministro do Bolsonaro. Wagner de Campos Rosário assumiu o atual Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, depois da saída de Torquato Jardim e recusa de Osmar Serraglio. Era secretário-executivo da CGU, desde 2016, e servidor de carreira da pasta, desde 2009. Wagner tem especialização em combate à corrupção, foi capitão do Exército e é assim com Moro.  

 

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.