Porto Velho/RO, 22 Março 2024 19:48:42
Diário da Amazônia

Brasil: Primeiro teste em paciente com suspeita de ebola dá negativo

Deu negativo para ebola o primeiro teste laboratorial feito no paciente com suspeita da doença, Souleymane Bah, 47. Um segundo teste,..

A- A+

Publicado: 11/10/2014 às 15h29min

Deu negativo para ebola o primeiro teste laboratorial feito no paciente com suspeita da doença, Souleymane Bah, 47. Um segundo teste, cuja amostra será colhida neste domingo (12), ainda será feito para confirmar o resultado.

“O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado”, diz nota do ministério, divulgada neste sábado (11).

O alerta sobre o caso suspeito foi dado após Bah dar entrada em uma unidade de saúde de Cascavel (PR) na tarde desta quinta-feira (9), dizendo ter tido febre, dor de garganta e tosse. Ele chegou ao Brasil, vindo da Guiné (um dos países mais afetados pelo vírus) no dia 19 de setembro, via Guarulhos, segundo o governo federal.

Apesar de não apresentar quadro febril quando chegou à UPA, foi classificado como o primeiro caso suspeito de ebola no país por seu histórico de viagem nos 21 dias anteriores e pelo relato de febre.

Bah, nacional da Guiné, foi isolado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e transferido em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio.

No local, foi colhido o material para esse primeiro exame. Nesta sexta, o ministro voltou a afirmar que o paciente não apresentava febre ou outros sintomas típicos da doença e tem quadro estável.
Se descartada a suspeita com os dois exames laboratoriais, o episódio servirá como um grande “test drive” para averiguar o alerta dos serviços de saúde e cada etapa do protocolo de identificação e tratamento de um potencial caso de ebola.



Deixe o seu comentário