Porto Velho/RO, 27 Março 2024 06:10:15
Diário da Amazônia

Prisão de Temer causa instabilidade

Ainda repercute mundialmente a prisão do ex-presidente Michel Temer ocorrida na quinta-feira (21), numa ação do braço carioca da lava..

A- A+

Publicado: 23/03/2019 às 06h00min

Ainda repercute mundialmente a prisão do ex-presidente Michel Temer ocorrida na quinta-feira (21), numa ação do braço carioca da lava Jato. Jurista conceituado com amplo domínio em direito constitucional, professor renomado, autor de livros, Temer é acusado de liderar um esquema criminoso que teria levado dos cofres públicos algo em trono R$ 1,8 bilhões. O grupo ligado ao MDB agiu por 40 anos, numa demonstração de força e manipulação de política de vários governos em troca de benéficas no Ministério das Minas e Energia.

Se confirmado, o esquema será a ponta de uma nova avalanche de relatos criminosos de enojará ainda mais a população brasileira. A operação Lava Jato foi tão profunda que causou um tremendo mal estar na sociedade brasileira, que permanece perplexa com tanta corrupção. O impacto de mais essa revelação criminosa impactou a economia tendo a balsa de valores fechado em baixa e o dólar com elevação considerável. O mundo assistiu a mais uma prisão de um ex-presidente brasileiro envolvido em corrupção. A notícia correu todos os continentes do planeta e novamente colocou em dúvida a segurança econômica e política do Brasil.

Michel Temer teve um curto e conturbado mandato como presidente. Assumiu após o impeachiment da ex-presidente Dilma Roussef, foi acusado de aplicar golpe político para usurpar do poder, não teve credibilidade no exterior, e fez um governo meia boca. Mas a sua trajetória antes da presidência foi mais ampla, com sucessivos mandatos eletivos e exercendo grande poder naquele que era o maior e mais forte partido político do país. Ao cair na Lava Jato, temer e seu partido podem entrar para a história pela audaciosa manipulação que perdurou quatro décadas.

A revelação pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal de como funcionava o esquema deixou o país impactado com o que pode respingar e aonde tudo isso pode chegar. Um Brasil todo respingado de corrupção envolvendo todos os Poderes legalmente constituídos deve ter mais uma mancha horrível na história, pois é esperado que a partir dessa prisão poderá desencadear a revelação de detalhes ainda não conhecidos desse negócio obscuro e vergonhoso para a nação.

Que o desfecho possa ser favorável ao país em todos os sentidos, já que os brasileiros passados para trás, esperam ver poderosos fraudadores fora do poder e da política, conforme foi a resposta dos eleitores nas urnas das últimas eleições.



Deixe o seu comentário