Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 08:12:12
Diário da Amazônia

Processo Seletivo do IFRO oferta 320 vagas em três campi

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu nesta semana as inscrições para o Processo Seletivo..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/05/2019 às 07h34min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu nesta semana as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado 2019/2 em cursos técnicos e superiores. Com um total de 320 vagas distribuídas nos Campi Porto Velho Zona Norte, Ji-Paraná e Guajará-Mirim, há vagas para dois níveis de ensino: técnico de nível médio e graduação. Para participar da seleção os candidatos deverão realizar a inscrição exclusivamente on-line, no site do IFRO, através do Portal de Seleção (http://selecao.ifro.edu.br) até 2/6/2019. A oferta dos cursos do IFRO é pública e gratuita, não havendo custos adicionais aos candidatos. Ao todo, são ofertados seis cursos distribuídos nos três campi ofertantes, e não é cobrada taxa de inscrição.

Para efetuar a inscrição serão necessários os seguintes documentos: a) CPF (necessariamente do candidato e não dos pais); b) Documento oficial de identificação com foto; c) Boletim Escolar Oficial do Ensino Fundamental ou Médio, Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou documento escolar oficial equivalente, de acordo com o nível. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão procurar os campidurante o período de inscrição munidos de seus documentos para efetuarem suas inscrições. Os endereços e horários de atendimento estão dispostos nos Editais.

A classificação dos candidatos aos cursos técnicos concomitantes será feita a partir das notas/conceitos nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, constantes no Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente, lançadas pelo próprio candidato. Já para os cursos técnicos subsequentes, a classificação do candidato será feita pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O critério utilizado para classificação dos candidatos às vagas dos cursos de graduação serão as notas obtidas nas edições de 2016, 2017 e 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Assim, o sistema de seleção informatizado calcula uma média geral para cada candidato inscrito. E, conforme as médias geradas, o sistema também apresenta a classificação geral dos candidatos, respeitando-se as reservas de vagas [Ações Afirmativas/Cotas Sociais]”, destaca a Coordenadora da Comissão Permanente de Exames (COPEX-IFRO), Wilka Alexandra de Lima Campos, que alerta ainda que antes de efetuar a inscrição, é imprescindível que o candidato leia o edital e o Manual do Candidato, ambos disponibilizados no site do IFRO.



Deixe o seu comentário