Porto Velho/RO, 04 Novembro 2021 13:19:45
Tecnologia

Procon-SP notifica WhatsApp por apagão do aplicativo

Órgão de defesa do consumidor quer saber motivos que levaram à pane e indicou que falhas internas não eximem a plataforma de responsabilidad

A-A+

Publicado: 05/10/2021 às 17h47min

Foto: Divulgação

O Procon-SP notificou o WhatsApp por conta do apagão registrado pelo serviço durante quase 6 horas na última segunda-feira (4). A falha também impediu acesso ao Facebook e ao Instagram.

A notificação questiona os motivos que levaram à queda do WhatsApp. Ao informar sobre a decisão, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, apontou que muitas pessoas sofreram prejuízos por conta da queda do aplicativo.

“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Capez.

“Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, continuou. “O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”, continuou.

“O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.”

Após o contato, a empresa deverá responder aos questionamentos. Se o Procon-SP não considerar que os esclarecimentos foram satisfatórios, pode ser aberto um processo e existe a possibilidade de multa. Foi assim com a Apple, que foi multada em R$ 10 milhões em março passado, pela venda de iPhones sem carregador, o que o Procon considerou uma prática abusiva.

Pane no Facebook

A empresa afirmou na noite de segunda-feira que o problema foi causado por um defeito durante a alteração em suas configurações.

“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, disse a companhia.

A falha estava nos roteadores de backbone, uma espécie de espinha dorsal de um sistema. Em seu comunicado, o Facebook pediu desculpas aos usuários pelo apagão.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”. (G1/RO)



Deixe o seu comentário